Topo

Ensino médio

Inglês - Encontre a resposta

Rozeli Alves

Encontre a resposta

Objetivo geral

Leitura com compreensão.

Objetivos específicos

Leitura com compreensão de narrativas curtas para decifrar charadas.

Conteúdo

Compreensão de narrativas curtas, resolução de problemas, ampliação de vocabulário.

Procedimentos

Part 1 Single man
Four men were in a boat on the lake. The boat turns over, and all four men sink to the bottom of the lake, yet not a single man got wet! Why?
5 from 25
How many times can you subtract the number 5 from 25?
Mouth that never talks
What can run but never walks, has a mouth but never talks, has a head but never weeps, has a bed but never sleeps?
The easiest way
What is the easiest way to throw a ball, and have it stop, and completely reverse direction after traveling a short distance?
Part 2
Because they were all married and not single.
Only one time. After that, you would be subtracting from 20.
A river.
Toss it in the air.

1) Explique aos alunos que você está propondo um jogo de adivinhação.

2) Para isso, distribuirá 4 historietas, que são enigmas que precisam ser decifrados.

3) Divida-os em grupos de, no máximo, 4 alunos e distribua a cada grupo as 4 historietas recortadas em filipetas, com suas 2 partes separadas e embaralhadas, num envelope fechado.

4) Peça aos alunos que mantenham os envelopes fechados (cada grupo tem o seu), até que você comece a contar o tempo para que possam adivinhar a charada e assim conseguirão juntar as 2 partes de cada historieta.

5) Permita que os alunos consultem o dicionário, se quiserem.

6) Dê um sinal para que comecem o jogo e marque o tempo de 10 minutos, para que decifrem as charadas e coloquem, lado a lado, a Part 1 e a Part 2 de cada uma.

7) O grupo que terminar deverá deixar os pares montados sobre a carteira e permanecer em silêncio.

8) Sinalize que o grupo que desobedecer a qualquer regra do jogo, será desclassificado.

9) Terminado o tempo, avise-os que vai passar pelos grupos para verificar o resultado, enquanto cada um anota no caderno as palavras ou expressões que deixaram dúvidas.

10) Anotados os vencedores, exiba um cartazete com a primeira charada e esclareça as dúvidas com a classe. Eles já devem ter percebido que não há necessidade de traduzir palavra por palavra, o importante é entender o texto como um todo.

11) Faça o mesmo com as outras historietas.

12) Certifique-se de que todos entenderam as charadas e peça para que façam ilustrações para cada uma delas.

13) Organize uma exposição com as ilustrações, cujos títulos deverão ser os mesmos das charadas.

Ensino médio