Topo

Ensino médio

Inglês - Five english speaking countries

Rozeli Alves

Five english speaking countries

Objetivo geral

Ampliar o repertório cultural do aluno.

Objetivos específicos

Reconhecer países onde a língua inglesa é falada.

Conteúdo

English speaking countries names; colours; wh-questions: what; where.

Procedimentos

1) Inicialmente, pergunte aos alunos se conhecem nomes de países em que o inglês é falado. Escreva-os no quadro, em inglês.

2) Converse com os alunos sobre o que sabem a respeito dos conceitos de língua oficial, língua nativa, segunda língua e língua estrangeira. É importante que saibam distinguir.

- official language (ensinada nas escolas, usada em documentos oficiais e falada nos meios de comunicação do país);

- native language (a língua falada no país onde nascemos);

- second language (diferente de sua língua nativa, é a que se aprende porque é oficialmente usada no seu país);

- foreign language (língua estrangeira, é usada em países no exterior).

3) Pergunte aos alunos, por exemplo, por que a língua portuguesa é a oficial no Brasil? Nós temos uma segunda língua? O que é o inglês para nós: uma língua estrangeira ou uma segunda língua?

4) Exponha o mapa-múndi e aponte o Brasil e Portugal, de onde vieram nossos colonizadores. É um bom momento para algumas wh-questions: what country is this? Where is Brazil?

5) De acordo com pesquisa do British Council, cerca de 380 milhões de pessoas falam inglês nos cinco continentes como native language e mais de 400 milhões como second language. Nesta aula, vamos destacar apenas cinco países e conhecer um pouco sobre eles: England, The United States, South Africa, Jamaica and Austrália.

6) É um bom momento para praticar wh-questions and answers, apontando os países no mapa.

7) Apresente as bandeiras do Brasil e dos cinco países em foco, salientando os nomes das cores. Faça várias perguntas e respostas.

8) Solicite aos alunos que pesquisem sobre o inglês falado nos cinco países e recolham imagens com aspectos culturais característicos de cada um deles.

9) Organize com eles um mural para ficar exposto na sala, com as imagens e suas legendas em inglês, as bandeiras e alguns aspectos culturais de cada país.

10) Cada grupo deve fazer uma exposição de seu trabalho.

11) Em tempo: se o mural não for viável, o material pode fazer parte de um personal or group-file, para ser socializado com a turma.

Ensino médio