Topo

Ensino médio

Inglês - Leitura de histórias

Fernanda Glaessel Ramalho

Leitura de histórias

"Children with a lot of knowledge about stories will attempt to write them much earlier and with much greater success. Daily reading of good stories and talk about story parts will enable all children to gain a schema for story structure."

(Pflaum 1986)

Introdução

O professor pode escolher um livro adequado para a faixa etária dos seus alunos. Deve lembrar, também, que a escolha do texto precisa considerar o conhecimento prévio das crianças. São bons textos, nesse início de contato dos alunos com a língua inglesa, aqueles em que as crianças já conhecem a seqüência da narrativa em português.

Objetivos de leitura

1. Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler.

2. Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais.

3. Garantir um repertório de textos de boa qualidade.

4. Incentivar as crianças a ler mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.

5. Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.

6. Desenvolver a postura de leitor e ouvinte.

7. Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais.

8. Compreender a história por seu contexto.

9. Ampliar o vocabulário na língua inglesa.

Antes da leitura

1. É importante que o professor prepare a leitura com antecedência, lendo para si próprio em voz alta ou até mesmo para outro professor, buscando interpretar adequadamente. É importante que ele coloque a emoção de forma convincente e sem exageros, buscando o sentido da narrativa.

2. O espaço também é um aspecto básico, a ser preparado cuidadosamente. Deve ser aconchegante, de modo que as crianças possam ficar à vontade e se sentir bem. Tapetes e almofadas são boas sugestões.

3. Reservar um horário permanente na rotina para a leitura ajuda na construção da familiaridade das crianças com as histórias, ajudando-as a se organizar para esse momento.

4. Mostrar as ilustrações da capa e ler o título (ou escrevê-lo na lousa) e pedir aos alunos que criem hipóteses sobre o tema da história a partir desses índices.

5. Ler a resenha literária na contracapa do livro (caso o livro a possua), antecipando para as crianças o que será lido de forma breve e clara. Quando a criança sabe o que vai escutar, é mais fácil se situar e acompanhar a história.

6. Levantar o conhecimento prévio sobre o tema.

7. Levantar as características do gênero textual.

Durante a leitura

1. Iniciar a leitura ressaltando o nome do autor e do ilustrador, além do título.

2. Propor questões orais sobre vocabulário (palavras cognatas, palavras conhecidas, inferência de palavras desconhecidas a partir do contexto e das ilustrações).

3. Confirmar (ou não) as hipóteses que os alunos levantaram sobre o tema.

Depois da leitura

1. Compartilhar a história, falar sobre as emoções que o texto proporcionou, o que fez rir, o que fez chorar.

2. Possibilitar que as crianças façam diferentes interpretações e expressem suas opiniões a respeito do que foi lido.

3. Analisar o uso das expressões e recursos empregados pelo escritor, verificando se eles conseguiram deixar o texto melhor e mais bonito.

Sugestão

Este plano de aula é recomendado para alunos da sexta e sétima séries e pode ser aplicado em uma única aula.

Ensino médio