Topo

Ensino médio

Inglês - The two frogs

Rozeli Alves

The two frogs

Objetivo geral

Leitura, compreensão do texto e ampliação do repertório cultural.

Objetivos específicos

Leitura, compreensão de um conto tradicional da Índia, estudo de vocabulário, regular and irregular verbs.

Conteúdo

Compreensão de um conto, elaboração de uma síntese e criação de um final para a história.

Procedimentos

The two frogs é um conto tradicional da Índia. Assim como as histórias tradicionais de outros países, é de autor desconhecido e passada de geração a geração desde os tempos mais remotos.

1) Converse com os alunos sobre a importância dos contos tradicionais para a história cultural dos povos. Pergunte se conhecem o conto The two frogs e outras histórias, semelhantes ou não ao conto.

2) Conte a eles a história com suas palavras; se possível, projete imagens, para ilustrar. Lembre-se de fazer suspense, para que imaginem o final.

3) A seguir, exiba o texto abaixo e faça uma leitura expressiva:

The two frogs

One night two frogs found themselves in trouble. Jumping around as frogs do, they both jumped into a milk pail, half full of milk.

After swimming around for some time they tried to get out. But the inside of the pail was too slippery and there was nothing on which they could rest, so that they could jump out.

One frog thought it was useless trying to swim on and just gave up hope. He sunk and was drowned.

The other carried on swimming hoping that something would turn up. He swam and he swam until he began to feel tired. But by this time, the milk which was full of cream had become thick. The frog had swum some more, the cream had been stirred so much that it became a solid lump of butter.

And then...


Adaptado de The two frogs.

4) Depois da leitura, uma pergunta deve estar no ar: What happened then?.

5) Peça-lhes que lancem hipóteses sobre o final da história.

6) Ajude-os a compreender o texto como um todo, com wh-questions: Who/ when/ what/ why?.

7) Se necessário, com a ajuda do dicionário, peça para que elaborem um useful vocabulary.

8) Chame a atenção para os verbos, em especial a forma como aparecem no simple past e no past perfect.

9) Socialize o useful vocabulary and verbs, afixando em local bem visível na sala.

10) Faça uma nova leitura, expressiva e compartilhada.

11) Agora é importante que os alunos tenham o texto em mãos, pois deverão localizar e anotar as palavras-chave em cada parágrafo.

12) A seguir, peça-lhes que façam uma síntese do conto e criem um final para ele. Essa tarefa pode ser feita em duplas ou trios.

13) Circule pelos grupos e acompanhe os trabalhos, fazendo as correções necessárias e tirando as dúvidas.

14) Finalmente, cada grupo deve escolher um representante que fará a leitura expressiva do texto produzido para toda a classe. 

Ensino médio