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Ensino médio

Matemática - Algarismos romanos

Carlos Alberto Campagner

Algarismos romanos

Ponto de partida

Mediante a apresentação de rótulos de dvds, capítulos de livros, nos séculos das aulas de História, nos artigos da Constituição brasileira ou do Código Civil, etc. mostrar a presença dos algarismos romanos nos dias de hoje. Pode-se também fazer a leitura dos textos Algarismos romanos: a maneira de os antigos latinos registrarem as quantidades, no site Educação e Os algarismos da civilização romana no site da Universidade de Lisboa.

Objetivos

Conhecer o sistema de numeração alfabético e posicional.

Estratégias

1) Mostrar a lógica (o algoritmo) da composição dos algarismos romanos;

2) Depois desta exposição os alunos devem buscar os algarismos romanos em outras fontes e transformá-los em arábicos;

3) Enfatizar o conceito de numeração posicional comparando-a com a arábica.

Atividades

1) Uma vez estabelecidos e fixados os elementos essenciais do algoritmo, propor aos alunos que transformem as datas de seu nascimento e de familiares em algarismos romanos;

2) Discutir, sem enfatizar ou se aprofundar, como seriam os algoritmos das quatro operações fundamentais (soma, subtração, multiplicação e divisão) com algarismos romanos.

Sugestões

1) Se houver possibilidade de sincronizar o estudo dos algarismos romanos com a história de Roma, procurar realizar alguma atividade em comum com o professor de história geral.

2) As histórias em quadrinhos ou os filmes de "Asterix, o gaulês", podem constituir uma introdução lúdica ao trabalho com algarismos romanos. Sobre o personagem, o site do Educação conta com o texto Antigüidade clássica: o mundo antigo segundo os quadrinhos de Asterix.

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