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Ensino médio

Matemática - Calculadora: um instrumento para verificar regras

Antonio Rodrigues Neto

Calculadora: um instrumento para verificar regras

Introdução

A calculadora é um instrumento que pode ser usado para auxiliar os alunos na assimilação de algumas regras de matemática. Neste plano de aula serão propostas atividades com esse enfoque.

Objetivo

Utilizar a calculadora para mostrar a estrutura do número decimal, exercitando a leitura desse número no visor do instrumento. Explorar os procedimentos para a verificação de algumas regras (que são construídas para simplificar o cálculo).

Estratégias

1) Pedir para os alunos digitarem na calculadora um número com dois ou três algarismos, multiplicando-o várias vezes pelo 10. Desafiá-los a observarem o que acontece com esse número.

2) Orientar os alunos para que digitem o mesmo número escolhido anteriormente, com a condição de dividi-lo por dez, em vez de multiplicá-lo. E agora, o que acontece? Escolher alguns alunos para lerem os resultados obtidos, observando que o ponto que aparece no visor é equivalente à vírgula utilizada nos livros de matemática.

3) Observar o sentido dos deslocamentos do ponto, no visor da máquina, em função das experiências de multiplicar e de dividir por 10. Propor vários exemplos para esse tipo de atividade, variando a quantidade de algarismos do número inicialmente digitado.

4) Desafiar os alunos a descreverem as regras que podem ser construídas nessas duas atividades, de multiplicar e dividir por 10. Mostrar os processos de simplificação para essas operações. Por exemplo, em vez de dividir três vezes por dez, podemos dividir uma única vez por mil.

5) Pedir para os alunos escreverem na lousa alguns números que contenham, no mínimo, a milhar e o milésimo. Orientá-los para que somem e subtraiam esses números com a máquina de calcular, registrando essas operações no caderno. Mostrar a calculadora como uma ferramenta de estudo para verificação dos resultados durante o cálculo - e não somente como um recurso para obter resultados.

6) Explorar a regra de alinhamento da vírgula na adição e na subtração de números decimais, utilizando a máquina de calcular como ferramenta para verificação dessa regra.

7) Exercitar com a sala a memorização da tabuada, utilizando a máquina de calcular como suporte para verificar os resultados. Ampliar a tabuada para números com dois ou três algarismos, como, por exemplo, 15 x 3.

Atividades

Formar grupos de quatro ou cinco alunos e realizar uma pesquisa sobre a história da máquina de calcular. Apresentar para a sala de aula os fatos que o grupo definiu como os mais importantes e interessantes. Justificar as escolhas.

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