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Ensino médio

Matemática - Conceito de volume

Antonio Rodrigues Neto

Conceito de volume

Introdução

O conceito de volume pode ser explorado a partir de várias situações da rotina dos estudantes. O desafio, neste plano de aula, será calcular a quantidade de livros que cabem em uma determinada estante.

Objetivo

Utilizar o livro como modelo de aplicação nos procedimentos para o cálculo do volume de determinados objetos do nosso cotidiano. Explorar a regularidade de alguns objetos, comparando-os aos sólidos já conhecidos, como o cubo e o paralelepípedo.

Estratégias

1) Desenhar na lousa, em perspectiva, o cubo e o paralelepípedo, mostrando as três dimensões - comprimento, largura e profundidade - de cada um desses sólidos.

2) Escolher um livro didático usado pelos alunos e mostrá-lo para a sala, relacionando seu formato com o de um paralelepípedo.

3) Perguntar para os alunos se eles têm noção de como se calcula o volume de um objeto com o formato de um paralelepípedo.

4) Apresentar a regra usada para o cálculo do volume de um paralelepípedo, escrevendo-a por extenso: volume = (comprimento) x (largura) x (profundidade).

5) Apresentar para os alunos as unidades que são usadas para medir o volume. Escrevê-las por extenso com a respectiva notação. Por exemplo, centímetro cúbico - cm3.

6) Medir as dimensões de um livro e calcular o seu volume aplicando a regra que foi apresentada na sala de aula. Discutir a unidade que será usada na resposta (em função das unidades que foram usadas para medir as dimensões desse livro).

7) Propor o problema de se calcular a quantidade de livros que podem caber dentro de uma determinada caixa. Desafiar os alunos a mostrarem um procedimento para a resolução (considerando-se que os livros são iguais).

8) Antes de apresentar a solução do problema anterior, dividindo o volume da caixa pelo volume de um dos livros, mostrar a importância de que os dois volumes, tanto o da caixa como o do livro, devem estar na mesma unidade (para que o cálculo possa ser efetuado).

9) Na lousa, mostrar aos alunos o projeto da construção de uma estante a partir de um paralelepípedo. Desenhar vários paralelepípedos empilhados e relacionar essa estrutura com a estrutura de uma estante.

10) Propor o problema de como calcular a quantidade de livros (semelhante ao empregado para as medidas de uma estante). Quais são as medidas e as condições necessárias para esse tipo de cálculo? Devemos projetar a estante em função do tamanho dos livros? Discutir os procedimentos com a sala de aula.

Atividades

1) Pedir para os alunos pesquisarem nas lojas de móveis os modelos de várias estantes. Registrar as dimensões de uma das estantes e o cálculo do volume do espaço disponível na estante escolhida.

2) A partir dos modelos dos livros mais usados, pedir para os alunos projetarem uma estante (em função da quantidade de livros). Indicar as medidas dessa estante. Qual deverá ser a profundidade mínima? Qual deverá ser a altura mínima para cada compartimento?

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