Topo

Ensino médio

Matemática - Dimensão e fração

Antonio Rodrigues Neto

Dimensão e fração

Comentário

Saber medir é uma das capacidades que precisa ser estimulada nas aulas de matemática do ensino fundamental. O nosso ponto de partida, neste plano de aula, será relacionar o procedimento de medir com o conceito de fração.

Objetivo

Mostrar para os alunos do ensino fundamental, a partir de algumas experiências em sala de aula, os procedimentos que são usados para medir as dimensões dos objetos. Relacionar esses procedimentos com o conceito de fração para aperfeiçoar as estratégias das linguagens utilizadas para comunicar e informar as medidas das dimensões.

Público alvo

5ª série

Estratégias

1) Pedir para que todos os alunos levem para a sala de aula um pequeno rolo de barbante, uma tesoura e uma régua de plástico transparente do material escolar.

2) Formar grupos de quatro ou cinco alunos e pedir para que cada grupo corte um metro de barbante.

3) Orientar que cada grupo meça, com o pedaço de barbante, o comprimento e largura da carteira. Essa experiência produz a necessidade de se introduzir ou rever o conceito de fração.

4) Pedir para os alunos registrarem no caderno as medidas da carteira em função do tamanho do barbante que, no caso, é de um metro. Por exemplo, 2/3 de 1 metro, 1/4 de um metro e assim por diante. Quantas dimensões foram medidas?

5) Pedir para os alunos medirem o comprimento, a largura e a espessura do caderno com a régua de plástico. Se fosse usado o barbante, quais seriam as frações?

6) Organizar os grupos para que eles meçam o comprimento e a largura da sala de aula. Depois dessas medidas, pedir para que eles façam a estimativa da altura da sala.

7) Propor uma atividade em dupla com o objetivo de os alunos medirem as dimensões do seu próprio corpo. Pedir para registrar na lousa o nome com a respectiva altura e envergadura.

8) Com régua de plástico e com o pedaço de barbante orientar para que os alunos confirmem altura dos colegas registrada na lousa. Quantas vezes a altura da sala é maior que a altura de cada colega que forma a dupla?

Atividades

1) Desenhar um retângulo e escrever o número de dimensões que o desenho possui indicando as respectivas medidas.

2) Fazer um cubo com massa de modelar e escrever a quantidade de dimensões que esse cubo possui. Anotar no caderno quais são os nomes dessas dimensões com as respectivas medidas.

3) Visitar uma loja de móveis e observar como são registrados as medidas dos móveis. Anotar algumas medidas especificando o tipo do móvel.

4) Verificar como os objetos ocupam o espaço dos lugares de uma casa. Escolher uma cadeira, uma mesa, enfim, o que for mais acessível e extrair as medidas referente às três dimensões do objeto escolhido. Para essas medidas utilizar a régua de plástico ou trena, e o pedaço de barbante usado em sala de aula. Anotar as medidas das dimensões utilizando como modelo descrição feita pelas lojas.

Ensino médio