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Ensino médio

Matemática - Estimativa e interpretação das medidas

Antonio Rodrigues Neto

Estimativa e interpretação das medidas

Introdução

Desenvolver a estimativa e a capacidade de interpretação das medidas é essencial para que os alunos consigam compreender os problemas e as experiências matemáticas. O nosso ponto de partida será a comparação de algumas medidas que podem ser observadas na própria sala de aula.

Objetivo

Realizar algumas experiências em sala de aula envolvendo as grandezas já conhecidas pelos alunos com o objetivo de estimular a capacidade de estimar vários tipos de medida.

Séries

5ª série

Estratégias

1) Propor um conjunto de perguntas com o objetivo de desencadear experiências que conduzam à observação e à comparação. Essas perguntas com as possíveis respostas deverão ser registradas nos cadernos dos alunos.

a) Você sabe o que significa estimativa? E aproximação?

b) Quanto você acha que o seu colega sentado ao seu lado pesa? Qual é a altura do seu colega sentado na sua frente? Como você fez essas estimativas?

c) Quais as palavras importantes usadas para definir o peso e a altura do seu colega?

d) Hoje, quantos alunos deverão estar no pátio durante o intervalo?

e) Qual é a temperatura que podemos estimar para o dia de hoje? Hoje está um dia mais quente que ontem?

f) Qual a palavra que usamos para expressar a temperatura?

g) Quais os lugares no mundo que, neste instante, devem estar mais quentes e mais frios, comparados ao lugar em que estamos?

2) Organizar e mostrar, para toda a sala, a lógica dos procedimentos utilizados pelos alunos durante as estimativas.

Atividades

1) Pedir para os alunos fazerem a estimativa de quantas pessoas moram no quarteirão onde residem. Mostrar o procedimento usado para essa estimativa.

2) Pedir para os alunos fazerem a estimativa do número pessoas, dentro de cada carro, que circulam pela sua cidade.

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