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Ensino médio

Matemática - Frações do dinheiro

Antonio Rodrigues Neto

Frações do dinheiro

Introdução

O conceito de fração auxilia na interpretação de qualquer tipo de medida. No caso do dinheiro, isto é, da moeda corrente, aplicamos um tipo de fracionamento bem específico, cujo objetivo é facilitar o troco.

Objetivos

Aplicar o conceito de fração na leitura e na interpretação do número decimal, em experiências que envolvam preços dos mais variados produtos. Mostrar que esse conceito básico se transforma em um conceito fundamental para a compreensão dos procedimentos que organizam o registro de medidas.

Estratégias

1) Mostrar, por meio de uma fração, que um centavo corresponde a um centésimo do real:

2) Perguntar aos alunos quantas moedas de um centavo são necessárias para formar um real. E para formar 10 reais, quantas moedas de um centavo são necessárias?

3) Mostrar que o termo "centavo" simplifica a comunicação para expressarmos o fracionamento da moeda. Exemplificar essa observação escrevendo vinte e cinco centavos no formato de fração decimal, indicando-a como leitura equivalente de vinte e cinco centésimos do real:

4) Escrever os valores das moedas que sejam inferiores a um real no formato de fração decimal, como no exemplo do item anterior, simplificando, quando possível, cada um desses valores:

 

http://n.i.uol.com.br/educacao/saladoprofessor/planos/moedas-inf-1real.gif

5) Desafiar os alunos com as seguintes perguntas:

a) A quantia de R$ 0,01 corresponde a que fração de R$ 0,25?

b) A quantia de 12 centavos corresponde a que fração de R$1,44?

c) Na condição de o litro do álcool custar R$1,348, o algarismo 8 representa que fração desse preço?

Atividades

1) A quantia de R$ 0,10 corresponde a que fração de R$ 1,00?

2) A quantia de R$ 0,05 corresponde a que fração de R$0,25?

3) Quanto é 2/5 de R$0,25?

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