Topo

Ensino médio

Matemática - Frações, perímetros e palitos

Antonio Rodrigues Neto

Frações, perímetros e palitos

Introdução

Medir é um dos procedimentos fundamentais do conhecimento matemático e é essencial tentar estimulá-lo por meio de várias experiências. Muitas vezes, esse assunto fica restrito à apresentação das unidades e à aplicação de exercícios. No entanto, medir é um dos conteúdos matemáticos que está diretamente relacionado à inventividade e à criação humana, já que, para medir, foi necessário inventar padrões de medidas. Mas, o que medir e como medir? O nosso ponto de partida será a experiência de medir o perímetro de vários polígonos, utilizando o palito de fósforo como padrão de medida.

Objetivo

Utilizar o conceito de fração e de perímetro como recursos para estimular e desenvolver a capacidade de medir o comprimento de qualquer linha poligonal.

Estratégias

1) Pedir para os alunos desenharem vários segmentos de reta, medindo os respectivos comprimentos com palitos de fósforo. Quantos palitos foram necessários para cada medida? São usados somente os palitos inteiros?

2) Registrar na lousa algumas medidas feitas pelos alunos. Discutir a necessidade e o procedimento de fracionar o palito de fósforo. Dar um exemplo desse fracionamento por meio de uma ilustração. Retomar o conceito de fração.

3) Ampliar o modelo de um palito na lousa, dividindo-o em várias partes, com o objetivo de explorar o conceito de fração. Imaginar algumas medidas, utilizando o fracionamento do palito. Por exemplo, um segmento com o comprimento igual a 6 palitos mais 1/3 de palito.

4) Utilizando o palito de fósforo como instrumento de medida, retomar o conceito de perímetro das figuras geométricas.

5) Apresentar modelos de polígonos côncavos e convexos e pedir para que os alunos desenhem alguns desses modelos, mas variando o número de lados.

6) Pintar os perímetros desses modelos com cores diferentes e calcular o perímetro de cada um com palitos de fósforo.

7) Medir, com a régua, o comprimento de cada palito em centímetros e milímetros. Transformar as medidas dos perímetros, que estão em função do número de palitos, para cm e mm.

Atividades

1) Construir quadrados com 20 palitos de fósforo. Quantos quadrados podem ser construídos? Usando o palito de fósforo como padrão de medida para essa resposta, mostrar por meio de desenhos e escrever a medida de cada lado desses quadrados.

2) Um retângulo A é construído com 16 palitos de fósforo - 5 palitos para a sua base e 3 palitos para a altura. Considerando o perímetro desse retângulo igual a 32 cm, calcule a medida de cada lado em mm.

Ensino médio