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Ensino médio

Matemática - Gráfico de barras e frações

Antonio Rodrigues Neto

Gráfico de barras e frações

Comentário

O gráfico de barras é muito usado nas pesquisas e saber interpretá-lo é uma das habilidades exigidas na comunicação diária. Os jornais e as revistas utilizam esse tipo de gráfico para ilustrar as mais variadas opiniões. No ensino fundamental é um desafio relacioná-lo com outros conteúdos que devem ser desenvolvidos em cada série.

Objetivo

Relacionar o procedimento da construção de um gráfico de barras com o conceito de número fracionário a partir de problemas desenvolvidos na própria sala de aula.

Séries

5a série

Estratégias

1) Partir de problemas ou situações em que os dados possam ser tabulados com facilidade e rapidez. Uma sugestão de atividade é o de tabular o número de meninos e meninas que estão presentes na aula. Para isso fizemos uma tabela com duas colunas: uma para as mulheres representada por M e uma outra para os homens representada por H.

Durante a leitura dos nomes da lista de chamada, o professor deverá fazer um X na coluna da tabela, correspondente ao sexo do aluno que está inscrito na sua turma.

A tabela abaixo mostra um exemplo de como deverá ser feito o registro de uma turma com 17 alunos.

H
M
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
 
X
 
X
 
X

2) Mostrar que a distribuição de X, em cada coluna da tabela, pode formar duas barras. Para isso, reescrevemos somente o que está registrado dentro da tabela. As letras que representam os dois conjuntos, homens e mulheres são colocados na parte inferior.

 
X
 
X
 
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
H
M

3) Desenhar as barras de cada coluna com um giz, de preferência com cores diferentes, mostrando que elas permitem visualizar como que uma determinada quantidade é distribuída ou separada a partir de critérios propostos pelos problemas.

4) É colocado um eixo vertical para indicar o tamanho de cada coluna em função da quantidade, e um eixo horizontal para organizar e indicar os tipos de grupos que estão envolvidos na tabulação.

5) Dessa forma é introduzido o procedimento da construção de um gráfico de barras e a partir disso podemos relacionar com o conceito de número fracionário. Cada barra é uma parte de um todo.

Na nossa experiência de tabular o número de homens e de mulheres de uma determinada turma poderemos fazer algumas perguntas como: qual é a fração de homens nessa sala? E a fração de mulheres?

Atividades

Construir na sala de aula um gráfico de barras para mostrar o número de aniversariantes da turma em cada mês do ano. A partir do gráfico construir questões envolvendo o conceito de fração com enfoque em estimular a habilidade de interpretação. Abaixo, algumas sugestões para essas questões.

a) Qual é a fração de aniversariantes, dessa turma, que corresponde ao mês de janeiro e março?

b) Qual é a fração de aniversariantes, dessa turma, que corresponde aos meses de fevereiro a abril?

c) Qual é a fração de homens, dessa turma, que fazem aniversário em maio?

d) Qual é a fração de mulheres, dessa turma, que fazem aniversário em outubro?

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