Topo

Ensino médio

Matemática - Medindo a massa

Antonio Rodrigues Neto

Medindo a massa

Introdução

Muitas experiências matemáticas podem ser feitas com objetos comuns, do dia-a-dia. Na escola, a folha de papel sulfite está sempre presente na lista de material e na sala de aula. Como medir a sua massa? É possível? Quais são os procedimentos? Quais as operações matemáticas que são aplicadas? Essas são algumas das questões que podem ser exploradas na situação problema proposta neste plano de aula.

Objetivo

Analisar a situação problema de como medir a massa de uma folha de papel sulfite e desenvolver, com a sala de aula, os procedimentos de cálculo que podem ser construídos a partir de um conjunto de conceitos já assimilados.

Estratégias

1) Mostrar uma folha de papel sulfite para a sala de aula e pedir aos alunos que façam uma estimativa de quanto deve ser a massa dessa folha.

2) Comentar com a sala as noções básicas que diferenciam o conceito de massa do conceito de peso. Definir a massa como quantidade de matéria.

3) Mostrar as unidades mais usadas no nosso cotidiano para medir massa: quilo (kg) e o grama (g). Lembrar a relação matemática entre essas duas unidades: 1 kg = 1000 x (1g).

4) Apresentar a definição de miligrama (mg): 1 mg é um milésimo de grama. Discutir sobre os modelos e a sensibilidade das balanças.

5) Comentar sobre as balanças que são utilizadas na cozinha ou em outras atividades do nosso cotidiano, e mostrar a impossibilidade de se medir a massa de uma folha de papel sulfite com esse tipo de balança (em função da sua pouca sensibilidade).

6) Com a balança na sala de aula, medir a massa de um pacote com 100 folhas de papel sulfite. Logo a seguir, medir mais um pacote, dessa vez com 500 folhas. Registrar as massas de cada um desses pacotes.

7) A partir dessas informações, qual deverá ser o procedimento para se calcular a massa de uma folha de papel sulfite? Retomar a operação da divisão para esse tipo de cálculo, bem como o procedimento de como se calcula o valor médio (a partir de um conjunto de medidas).

8) Retomar a interpretação e as operações com números decimais, interpretando as unidades.

Atividades

1) Pedir para que os alunos meçam a massa de um livro e calculem a massa média das folhas que compõem o livro. Dar a resposta em g e mg.

2) Calcular novamente a massa média de uma folha de papel sulfite - com pacotes de 100, 200, 300 e 500 folhas. Analisar os fatores que podem influenciar nas possíveis diferenças dos resultados.

Ensino médio