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Ensino médio

Matemática - Passos do robô e construção da equação

Antonio Rodrigues Neto

Passos do robô e construção da equação

Introdução

O conceito de equação é um dos mais difíceis de ser introduzido no Ensino Fundamental. A relação entre as regras contidas nos problemas exige estratégias para que a construção da equação possa ter mais significado e se transformar em mais um instrumento de resolução. Assim, é necessário que os exemplos e as situações escolhidas para esse fim sejam viáveis e fáceis de serem aplicados. Neste plano de aula, utilizaremos os passos de um robô como modelo para introduzir o conceito de equação.

Objetivo

Utilizar os passos de um robô como estratégia para desenvolver os procedimentos que são usados na construção de uma equação. Construir problemas explorando o deslocamento do robô, indicando a equação como um dos caminhos de resolução.

Estratégias

1) Pedir para que os alunos imaginem e desenhem um robô. Introduzir a condição de que os passos do robô devem possuir sempre o mesmo comprimento.

2) Definir o comprimento do passo do robô como uma medida ainda desconhecida, representando-a por uma letra. Mostrar que esse é um dos procedimentos essenciais para se construir uma equação.

3) Propor a idéia de que cada robô deverá percorrer uma determinada distância. Definir a medida dessa distância e o número de passos que deverão ser dados para percorrê-la. Por exemplo, vamos imaginar que sejam dados 10 passos para percorrer 5 metros. Qual deverá ser o tamanho do passo dado pelo robô?

4) Explorar a repetição do passo e mostrar que essa repetição conduz à operação da multiplicação. O tamanho de cada passo poderá ser representado por uma letra P e o problema será equacionado como 500 cm = 10 x P.

5) Mostrar, por meio da tabuada, a operação da divisão como recurso para descobrir o valor de um dos fatores. Por exemplo, 4 x 8 = 32 então 8 = 32 : 4 ou 4 = 32 : 8. Assim, para 500 cm = 10 x P temos P = 500 cm : 10 com P = 50 cm.

6) Utilizar o mesmo tipo de problema, só que alternando a incógnita para as outras medidas. Por exemplo, o número de passos poderá ser uma incógnita representada por N. Quantos passos são necessários para se deslocar 200 metros se o tamanho do passo do robô for igual a 40 cm? Mostrar a construção da equação 20 000 cm = N x 40 cm, onde N é número de passos.

Atividades

1) Pesquisar sobre a história dos robôs.

2) Imaginar a situação de um robô saindo de um ponto A e se deslocando por 400 metros até um ponto B. Logo a seguir, deslocando-se mais um trecho, de B até C, com passos que medem 40 cm. Sabendo que o deslocamento total de A até C é de 2 Km, calcule a quantidade de passos que foram dados no trecho BC. Equacionar o problema indicando os caminhos de resolução.

3) Imagine um robô saindo de um ponto A e se deslocando em linha reta até um ponto B, com um passo que mede sempre 25 cm. Considerando a distância entre A e B igual a 310 m, é possível o robô parar no ponto B? Por quê? Se não for possível, quais são as respostas mais viáveis?

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