Matemática - Perímetros e áreas
Perímetros e áreas
Ponto de partida
Partindo da observação de vários objetos como triângulos, a sala de aula, mapas, etc., mostrar a importância dos perímetros e áreas.
Ler o texto Igualdade entre áreas e perímetros, de Antônio Pereira Rosa, no site do Ministério da Educação de Portugal.
Objetivos
Chegar às fórmulas dos perímetros e áreas das principais figuras geométricas.
Estratégias
1) Criar um interesse nos alunos na tentativa de eles mesmos encontrarem as fórmulas dos perímetros e áreas.
2) Criar a noção mental de área e perímetro para incutir uma noção subconsciente da matéria.
Atividades
1) Usar a técnica dos quadrados para a contagem dos perímetros e áreas.
2) Estimar áreas de mapas geográficos para aumentar o interesse da classe.
Sugestões
Em mapas pequenos e com quadrados em escala tentar "preencher" as áreas e perímetros. Enfatizar a utilização diária dos conceitos aprendidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.