Topo

Ensino médio

Matemática - Perímetros e áreas

Carlos Alberto Campagner

Perímetros e áreas

Ponto de partida

Partindo da observação de vários objetos como triângulos, a sala de aula, mapas, etc., mostrar a importância dos perímetros e áreas.

Ler o texto Igualdade entre áreas e perímetros, de Antônio Pereira Rosa, no site do Ministério da Educação de Portugal.

Objetivos

Chegar às fórmulas dos perímetros e áreas das principais figuras geométricas.

Estratégias

1) Criar um interesse nos alunos na tentativa de eles mesmos encontrarem as fórmulas dos perímetros e áreas.

2) Criar a noção mental de área e perímetro para incutir uma noção subconsciente da matéria.

Atividades

1) Usar a técnica dos quadrados para a contagem dos perímetros e áreas.

2) Estimar áreas de mapas geográficos para aumentar o interesse da classe.

Sugestões

Em mapas pequenos e com quadrados em escala tentar "preencher" as áreas e perímetros. Enfatizar a utilização diária dos conceitos aprendidos.

Ensino médio