Matemática - Primeiro contar e depois adicionar?
Primeiro contar e depois adicionar?
Ponto de partida
Após a introdução das experiências do senso numérico e paralelamente ao valor posicional, a soma deve ser introduzida.
Objetivos
Mostrar que já na simbologia posicional dos números existe a idéia de soma (18 é 10 mais 8).
Estratégias
1) Pedir aos alunos que observerm que a soma está intrinsecamente ligada ao valor posicional e ao senso numérico.
2) Começar a introduzir a soma mental lentamente e às vezes subliminarmente ao utilizar o ábaco dizendo em voz alta (18 é 10 mais 8).
Atividades
1) Demonstre, por intermédio do ábaco, a representação, primeiro decimal, depois centesimal dos números, mostrando o sentido de valores posicionais (múltiplos de 10) e associados ao sentido de soma.
2) Comece a introduzir lentamente a noção de soma e do zero, como no número 10 (uma conta no segundo palito e nenhuma no primeiro).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.