Matemática - Razão: ferramenta para comparar medidas
Razão: ferramenta para comparar medidas
Introdução
O conceito de razão é fundamental para a aprendizagem da matemática, além de oferecer inúmeras aplicações em várias áreas do conhecimento. Uma das aplicações é utilizá-lo como recurso na comparação de algumas medidas.
Objetivos
Utilizar o conceito e o procedimento de razão para explorar a comparação entre vários tipos de medidas, a partir de experiências diversificadas. Interpretar as unidades em função das grandezas envolvidas em cada problema ou experiência.
Estratégias
1) Perguntar aos alunos quantas vezes 200 reais é maior que 20 centavos:
2) Desafiar os alunos a fazerem mentalmente a comparação de quantas vezes 1 quilo é maior que 25 gramas. Realizado o desafio, mostrar o procedimento do cálculo:
3) Retomar com os alunos as unidades de comprimento, propondo que comparem 40 cm com 8 mm. Quantas vezes a primeira medida é maior que a segunda?
4) Recordar o cálculo da área do quadrado e do retângulo. Apresentar dois quadrados, com a condição de que um tenha 6 cm de lado e o outro 3 mm. Quantas vezes a área do primeiro é maior que a área do segundo?
5) Desafiar os alunos a lembrarem do procedimento de como é calculado o volume de um cubo ou paralelepípedo. Pedir para que eles imaginem dois cubos: um com 2 cm de aresta e outro com 3 cm. Quantas vezes o volume do segundo é maior que o volume do primeiro?
6) Retomar a definição de que um litro é igual a um decímetro cúbico - e a partir disso comparar um metro cúbico com 10 litros:
Atividades
1) Pesquisar a distância entre a Terra e o Sol e a distância entre a Terra e a Lua. Calcular quantas vezes a primeira é maior que a segunda.
2) Quantas vezes a área do Brasil é maior que a área do Estado de São Paulo e do Estado do Amazonas?
3) Quantas vezes dois metros cúbicos é maior que meio litro?
4) Quantas vezes meia tonelada é maior que 2 gramas?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.