Topo

Planos de aula

Ensino médio


Matemática - Razão: ferramenta para comparar medidas

Antonio Rodrigues Neto

Razão: ferramenta para comparar medidas

Introdução

O conceito de razão é fundamental para a aprendizagem da matemática, além de oferecer inúmeras aplicações em várias áreas do conhecimento. Uma das aplicações é utilizá-lo como recurso na comparação de algumas medidas.

Objetivos

Utilizar o conceito e o procedimento de razão para explorar a comparação entre vários tipos de medidas, a partir de experiências diversificadas. Interpretar as unidades em função das grandezas envolvidas em cada problema ou experiência.

Estratégias

1) Perguntar aos alunos quantas vezes 200 reais é maior que 20 centavos:

2) Desafiar os alunos a fazerem mentalmente a comparação de quantas vezes 1 quilo é maior que 25 gramas. Realizado o desafio, mostrar o procedimento do cálculo:

3) Retomar com os alunos as unidades de comprimento, propondo que comparem 40 cm com 8 mm. Quantas vezes a primeira medida é maior que a segunda?

4) Recordar o cálculo da área do quadrado e do retângulo. Apresentar dois quadrados, com a condição de que um tenha 6 cm de lado e o outro 3 mm. Quantas vezes a área do primeiro é maior que a área do segundo?

5) Desafiar os alunos a lembrarem do procedimento de como é calculado o volume de um cubo ou paralelepípedo. Pedir para que eles imaginem dois cubos: um com 2 cm de aresta e outro com 3 cm. Quantas vezes o volume do segundo é maior que o volume do primeiro?

6) Retomar a definição de que um litro é igual a um decímetro cúbico - e a partir disso comparar um metro cúbico com 10 litros:

Atividades

1) Pesquisar a distância entre a Terra e o Sol e a distância entre a Terra e a Lua. Calcular quantas vezes a primeira é maior que a segunda.

2) Quantas vezes a área do Brasil é maior que a área do Estado de São Paulo e do Estado do Amazonas?

3) Quantas vezes dois metros cúbicos é maior que meio litro?

4) Quantas vezes meia tonelada é maior que 2 gramas?

professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.

Mais Ensino médio