Topo

Ensino médio

Matemática - Sólidos e áreas das faces

Antonio Rodrigues Neto

Sólidos e áreas das faces

Comentários

A confecção ou construção de sólidos estimula e desenvolve vários conceitos geométricos. Para esse tipo de experiência, a área pode ser explorada de uma forma mais interativa, a partir das faces de cada sólido.

Objetivo

Estimular os alunos a confeccionarem vários tipos de sólidos, a partir dos modelos mais conhecidos, com o objetivo de investigar os formatos e os procedimentos para o cálculo da área de cada face.

Estratégias

1) Retomar com os alunos os procedimentos relacionados ao cálculo da área do retângulo, do triângulo e do trapézio.

2) Desenhar na lousa o formato de uma paralelepípedo em perspectiva, com a respectiva planificação.

3) Pedir para os alunos levarem massa de modelar e organizá-los em grupos, orientando para que confeccionem um paralelepípedo, com a condição de que a base seja quadrada. Propor que o lado da base seja igual a 3 cm - e que a altura do paralelepípedo seja igual a 7 cm.

4) Orientar os alunos para que pintem cada face do paralelepípedo, que acabou de ser confeccionado, carimbando-as na folha do caderno reservada para a atividade. Usar guache - de preferência, uma cor diferente para cada face.

5) Medir as dimensões de cada figura que foi impressa na folha do caderno. Calcular a área de cada uma dessas faces.

6) Desenhar na lousa, em perspectiva, um prisma reto de base triangular. Mostrar a planificação desse sólido.

7) Pedir para os alunos utilizarem novamente a massa de modelar na confecção desse prisma de base triangular. Sugerir que os alunos escolham as medidas para as dimensões desse sólido.

8) Orientar os alunos para que carimbem cada face do prisma de base triangular, da mesma forma como foi feito para o paralelepípedo. Calcular a área de cada face.

9) Desafiar os alunos a desenharem em perspectiva um prisma reto, cuja base possua o formato de um trapézio. Discutir com a sala as possíveis medidas para as dimensões desse sólido. Calcular a área de cada face desse prisma, utilizando somente a planificação, sem o procedimento de confeccioná-lo com massa de modelar.

Atividades

1) Confeccionar, com massa de modelar, um paralelepípedo de base quadrada, com a condição de a altura ser igual ao triplo da profundidade. Carimbar cada uma das faces na capa do caderno de matemática.

2) Confeccionar, com massa de modelar, um prisma reto com altura igual a 5 cm, seguindo a condição de a base possuir o formato de um triangulo retângulo isósceles, com catetos iguais a 3 cm. Calcular a área de cada face.

Ensino médio