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Ensino médio

Matemática - Sólidos geométricos e os números decimais

Antonio Rodrigues Neto

Sólidos geométricos e os números decimais

Introdução

A confecção de sólidos geométricos estimula ações como recortar, colar, pintar e medir. São ações que auxiliam o aprendizado de vários procedimentos e conceitos matemáticos. Este plano de aula dará ênfase ao conceito de número decimal a partir da confecção de alguns sólidos geométricos.

Objetivos

Relacionar o procedimento de medir o comprimento dos objetos com o conceito de número decimal. Utilizar a confecção dos sólidos geométricos como estratégia para obter medidas com esse tipo de número.

Estratégias

1) Pedir para os alunos desenharem 5 triângulos equiláteros, com 4,3 cm de lado, sobre um pedaço de papelão.

2) Orientá-los para que recortem e colem uma face sobre a outra, com o objetivo de formar um prisma triangular. Desenhar esse prisma na lousa, para que os alunos possam visualizá-lo. Feito isso, pedir para que meçam as arestas desse sólido.

3) Pedir para os alunos confeccionarem um novo sólido, dessa vez com o objetivo de formar um paralelepípedo de base quadrada. Para isso, deverão desenhar no papelão seis quadrados com 3,5 cm de lado, recortando cada um deles e colando, como na atividade anterior, uma face sobre a outra.

4) Perguntar aos alunos quais são as medidas das arestas desse paralelepípedo e a espessura do papelão utilizado na sua confecção. Quantas faces precisariam ser recortadas e coladas para obtermos um cubo?

5) Utilizando o mesmo procedimento das atividades anteriores, orientar os alunos na confecção de um cilindro, utilizando dez círculos com 2,8 cm de raio. Desenhar esse sólido na lousa, como suporte para a confecção, e pedir para que os alunos meçam a altura do cilindro confeccionado.

6) Propor o seguinte problema: quantas faces deverão ser aumentadas ou diminuídas para que a altura do cilindro seja igual ao diâmetro da sua base?

7) Desafiar a sala na confecção de um prisma com base hexagonal, na condição de que o lado do hexágono tenha 5,3 cm de comprimento. Quantas faces serão necessárias para que esse prisma tenha uma altura de, aproximadamente, 10 cm?

Atividades

1) Confeccionar um prisma reto cuja base tenha o formato de um triângulo retângulo e os catetos sejam iguais a 4 cm e 6 cm. Medir a espessura do papelão e calcular quantas faces serão necessárias para que esse sólido tenha uma altura igual ao comprimento de um dos catetos.

2) Imaginar um cubo com o comprimento da aresta igual a 1,8 m, sendo que ele seria construído com placas quadradas de espessura igual a 0,3 m. Quantas placas serão necessárias na confecção desse cubo?

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