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Ensino médio

Matemática - Unidade de caloria

Antonio Rodrigues Neto

Unidade de caloria

Introdução

A construção das unidades é um importante recurso da linguagem matemática, com aplicação em muitas áreas. A unidade de caloria é um bom exemplo dessa aplicação. Vinculada ao conteúdo de ciências, principalmente no que se refere à alimentação, permite explorar várias relações matemáticas com ações interdisciplinares.

Objetivo

Mostrar a definição da unidade de caloria como mais um exemplo da linguagem matemática para organizar o pensamento científico. Mostrar a definição e a aplicação dessa unidade, indicando os cálculos e as relações matemáticas que podem ser desenvolvidos em problemas que envolvam esse tipo de unidade.

Estratégias

1) Construir na lousa uma tabela com duas colunas, uma para a grandeza e uma outra para a unidade. Na primeira coluna, escrevemos o que queremos medir. Uma sugestão, para começar, pode ser a massa, o comprimento e a temperatura. Já na segunda coluna explicitamos como medir, apontando a necessidade da invenção das unidades para as respectivas grandezas, citando o grama e o quilo para a massa - e o quilômetro, o centímetro e o metro para o comprimento. E assim por diante.

2) Perguntar para a sala qual é a unidade que usamos para medir a energia contida nos alimentos. Apresentar a definição da caloria como "energia necessária para elevar um grau centígrado por um grama de água". Discutir com os alunos essa definição e a sua aplicação. É uma unidade muito usada atualmente? Em que situações?

3) Mostrar para a sala de aula situações e problemas envolvendo a unidade de caloria (utilizar uma tabela de alimentos ou de rótulos de produtos alimentares).

4) Apresentar a unidade Kcal como 1 Kcal = 1.000 cal (calorias). Relacionar esse tipo de definição com unidades de outras grandezas, como é o caso do kg, que é igual a 1.000 gramas, ou do km, que é igual a 1.000 metros.

5) A partir de uma tabela, calcular com os alunos a quantidade de caloria contida em 500 gramas de arroz e 200 gramas de feijão. Mostrar a regra de três como procedimento de cálculo para obter esse tipo de informação.

6) Pedir para os alunos pesquisarem a quantidade de caloria diária necessária para a alimentação de um homem adulto. E para uma mulher? E para uma criança?

7) Usar a informação nutricional de algum produto para calcular a quantidade de calorias contidas em determinada massa desse produto.

Atividades

1) Calcular a quantidade de calorias contida em 300 gramas de açúcar.

2) Pesquisar e calcular a quantidade de calorias contida em uma barra de chocolate. Quais as informações que são necessárias para fazer esse tipo de cálculo?

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