Topo

Ensino médio

Português - Analisando a crônica como gênero literário

*Fátima Rodrigues

Analisando a crônica como gênero literário

Objetivos

1) Analisar e identificar o gênero crônica;

2) Interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros;

3) Identificar aspectos e características do gênero;

4) Caracterizar o narrador da crônica.

Ponto de partida

Numa de suas crônicas, Ivan Ângelo comenta como seus leitores se referem a seus escritos: "reportagens", "contos", "comentários", "críticas", "coluna". Estariam errados?

O escritor Fernando Sabino chega a concluir que "crônica é tudo que o autor chama de crônica". O crítico Antônio Cândido, por sua vez, afirma que "a crônica está sempre ajudando a estabelecer ou restabelecer a dimensão das coisas e das pessoas". Algumas características, no entanto, permitem identificar a crônica como gênero literário.

Estratégias

1) Dividir a classe em grupos e selecionar com os alunos um conjunto de crônicas em jornais e revistas;

2) Cada grupo deve escolher uma crônica para discussão e análise. Serão propostos os seguintes tópicos para discussão:

  • A crônica narra de forma artística e pessoal fatos do cotidiano, geralmente colhidos no noticiário jornalístico. Que fatos estão enfatizados nesta crônica?
  • A crônica geralmente é um texto curto e leve, escrito com objetivo de divertir o leitor e /ou levá-lo a refletir criticamente sobre a vida e o comportamento humano. Como estes dois objetivos estão presentes na crônica escolhida?
  • O narrador presente na crônica pode ser do tipo observador ou personagem. Como é o narrador da crônica analisada?
  • A crônica emprega geralmente a variedade padrão informal em linguagem curta e direta, próxima do leitor. Analise a linguagem empregada na crônica.

 

Sugestão de atividades

Os alunos podem partir de situações do cotidiano para a produção de textos. Reunidos em pequenos grupos, podem identificar episódios do cotidiano escolar e comentá-los em forma de pequenas crônicas. Essa atividade ganha maior interesse se for desenvolvida nos últimos anos do Ensino Fundamental.

Sugestões de leitura

  • "Comédia para se Ler na Escola", Luiz Fernando Veríssimo, Editora Objetiva.
  • "Para Gostar de Ler: Crônicas", Vários autores (volumes 5 e 7), Editora Ática.
  • "Sobre a Crônica", Ivan Ângelo, Revista Veja São Paulo, 25 de abril de 2007.

Ensino médio