Topo

Ensino médio

Português - Estudo da linguagem jornalística - reportagem

Fátima Rodrigues

Estudo da linguagem jornalística - reportagem

Ponto de partida

A partir de reportagens tiradas de grandes jornais, mostrar aos alunos o gênero e a linguagem empregada.

Objetivos

1) Analisar e identificar a reportagem, seus aspectos e características;

2) Motivar os alunos para o estudo deste gênero;

3) Desenvolver técnicas de narração;

4) Conhecer e exercitar a capacidade de sintetizar os fatos e de utilizar o tempo verbal correto.

Estratégias

1) Peça aos alunos que tragam reportagens para a sala de aula;

2) Ajude-os a identificar o gênero e suas características distinguindo-os de outros textos jornalísticos como os editoriais e os artigos;

3) Peça que os alunos indiquem as reportagens que consideram bem escritas e que expliquem quais são as qualidades dos textos escolhidos;

4) Aproveite a oportunidade para debater temas polêmicos que estejam presentes nas reportagens;

5) Reforce a necessidade de ler jornais e revistas para manter-se atualizado;

6) Pesquise charges para motivar o desenvolvimento do tema estudado;

7) Reúna os alunos em pequenos grupos e proponha que criem suas próprias reportagens sobre acontecimentos da escola. Enfatize que eles devem levar em conta as mesmas características dos textos que selecionaram.

Ensino médio