Português - Jogo da memória de pronomes
Jogo da memória de pronomes
Objetivos
1) Reconhecer a função dos pronomes para a construção de sentidos nas diferentes situações comunicativas.
2) Reconhecer e classificar os pronomes.
Ponto de partida
Sugestão de cartas para o jogo da memória:
Cartas de classificação
PRONOME PESSOAL DO CASO RETO PRONOME PESSOAL DO CASO OBLÍQUO PRONOME DEMONSTRATIVO
|
Cartas com exemplos
"Eu penso em você "Já sei namorarDesde o amanhecer Até quando eu me deito." (Tribalistas) Já sei chutar a bola Agora só me falta Ganhar." (Tribalistas) "Cada paralelepípedo Da velha cidade Essa noite vai Se arrepiar." (Chico Buarque) |
"Você "Meu filho vai terÉ algo assim É tudo pra mim É como eu sonhava, baby." (Tim Maia) Nome de santo Quero o nome mais Bonito." (Legião Urbana "E o que foi |
"Quem me chamou Quem vai querer voltar pro ninho Redescobrir, seu lugar." (Guilherme Arantes) "Eu vou contar pra todos a história de um rapaz, Que tinha há muito tempo a fama de ser mal"
|
Observação: Coloquei apenas um exemplo de cada classificação e escolhi trechos de música, mas o interessante é apresentar pelo menos dois exemplos de cada tipo de pronome e escolher trechos de textos trabalhados em aula.
Estratégias
1) Antes do início do jogo, fazer uma breve revisão sobre a função dos diferentes tipos de pronomes (na construção de sentidos em diversas situações comunicativas). Em seguida, organizar a turma em pequenos grupos e entregar o envelope com as cartas do jogo. Se preferir, entregue as folhas e peça que os alunos recortem as cartas e confeccionem os envelopes. No final do jogo, os alunos podem produzir as regras e uma síntese sobre o estudo realizado.
2) Instruções para o jogo (sugestão): colocar todas as cartas com exemplos viradas para baixo e as de classificação no canto da mesa, para serem compradas. Definir quem iniciará o jogo. Em seguida, o aluno deve comprar uma carta com a classificação do pronome e virar uma carta com exemplo. Se o exemplo corresponder à carta de classificação comprada, ele marca ponto e/ou joga novamente. Essas regras podem ser criadas pelos próprios alunos.
Comentários
1) Essa atividade deve ser realizada após estudo sistemático sobre pronomes.
2) O jogo pode ser construído pelos alunos durante o estudo sobre pronomes; eles podem selecionar os exemplos e definir outra forma de jogo sobre o conteúdo estudado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.