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Ensino médio

Português - Linguagem jornalística: editorial

Fátima Rodrigues

Linguagem jornalística: editorial

Ponto de partida

O editorial é o texto jornalístico que expressa a opinião do meio de comunicação diante de um ou mais fatos contidos numa edição.

Para a atividade, selecione jornais e revistas e peça aos alunos que descubram em que lugar fica o editorial.

Objetivos

1) Identificar e analisar o editorial, seus aspectos e características;

2) Motivar os alunos para a leitura crítica da opinião contida nos editoriais;

3) Desenvolver técnicas de argumentação escrita;

4) Intensificar a precisão semântica;

5) Conhecer e exercitar a coerência e a coesão textuais.

Estratégias

1) Selecione com os alunos vários textos jornalísticos para identificar o editorial;

2) Tente conseguir editoriais históricos (como no tempo da ditadura militar) em que a opinião seria colocada, mas não explicitada;

3) Promova a discussão e estimule a turma a argumentar sobre o assunto;

4) Reúna os alunos em pequenos grupos e peça para criarem seus próprios editoriais;

5) Mostre a impessoalidade do editorial - que traz comentários quase sempre em função de um veículo de comunicação - e faça uma comparação com o texto dissertativo. Você pode mostrar a diferença entre textos dissertativos e argumentativos.

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