Português - Linguagem jornalística: editorial
Linguagem jornalística: editorial
Ponto de partida
O editorial é o texto jornalístico que expressa a opinião do meio de comunicação diante de um ou mais fatos contidos numa edição.
Para a atividade, selecione jornais e revistas e peça aos alunos que descubram em que lugar fica o editorial.
Objetivos
1) Identificar e analisar o editorial, seus aspectos e características;
2) Motivar os alunos para a leitura crítica da opinião contida nos editoriais;
3) Desenvolver técnicas de argumentação escrita;
4) Intensificar a precisão semântica;
5) Conhecer e exercitar a coerência e a coesão textuais.
Estratégias
1) Selecione com os alunos vários textos jornalísticos para identificar o editorial;
2) Tente conseguir editoriais históricos (como no tempo da ditadura militar) em que a opinião seria colocada, mas não explicitada;
3) Promova a discussão e estimule a turma a argumentar sobre o assunto;
4) Reúna os alunos em pequenos grupos e peça para criarem seus próprios editoriais;
5) Mostre a impessoalidade do editorial - que traz comentários quase sempre em função de um veículo de comunicação - e faça uma comparação com o texto dissertativo. Você pode mostrar a diferença entre textos dissertativos e argumentativos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.