Topo

Ensino médio

Português - Receitas e o modo imperativo

Patrícia Cordeiro Sbrogio

Receitas e o modo imperativo

Objetivos

  • Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita (texto instrucional).
  • Compreender a função e empregar corretamente os verbos no modo imperativo.

Ponto de partida

Sugestões de texto para leitura e análise do gênero. Você pode escolher outras receitas em http://cybercook.uol.com.br

Textos

Brigadeiro de microondas

Tipo de culinária: culinária popular

Categoria: doces

Rendimento: 30 porções

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sobremesa) de margarina
  • quanto baste de chocolate granulado

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no microondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar e enrole os docinhos.

Quadro para revisão da formação do modo imperativo:

Presente do indicativoImperativo afirmativoPresente do subjuntivoImperativo negativo
Eu canto
_
Que eu cante
_
Tu cantas >
Canta tu
Que tu cantes >
Não cantes tu
Ela canta
Cante você
< Que ele cante >
Não cante você
Nós cantamos
Cantemos nós
< Que nós cantemos >
Não cantemos nós
Vós cantais >
Cantai vós
Que vós canteis >
Não canteis vós

Texto para os alunos completarem com os verbos no modo imperativo:

Bolo de chocolate crocante

Rendimento: 20 porções

Ingredientes da massa

  • 6 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 xícaras (chá) de água quente
  • 2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de sal

Ingredientes do creme 

  • 4 xícaras (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 unidade(s) de gema de ovo
  • 5 colheres (sobremesa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
  • 1 lata de creme de leite gelado(s)

Ingredientes do recheio 

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó

Ingredientes da calda 

  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 unidade de canela em pau
  • 3 unidades de cravo-da-índia
  • 3 colheres(sopa) de rum

Modo de preparo


Massa
_____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.

Creme
_______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

Recheio
_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar).

Calda
Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum. _____________ (reservar).

Montagem do bolo
___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de véspera, pois fica mais gostoso.

Estratégias

1. Apresentar para os alunos diferentes textos instrucionais. Após a socialização e leitura dos textos, é importante a construção de um quadro com as características dos textos instrucionais, principalmente, das receitas.

2. Retomar a função e formação do modo imperativo.

3. Entregar uma folha para cada aluno com a receita sem os verbos conjugados e pedir para que completem os espaços considerando a função da receita e a formação do modo imperativo (a atividade pode ser realizada em pequenos grupos, pois a discussão será importante).

4. A correção pode ser feita na lousa com alunos voluntários. Durante a correção, poderá ser feito um diagnóstico dos avanços da turma em relação à flexão verbal e, se necessário, aplicar novas atividades com textos diferentes.

Comentários

Seria interessante que os alunos pesquisassem em casa e apresentassem para a turma diferentes receitas, nesse caso, o estudo pode ser mais significativo, pois os textos poderão trazer histórias de família.

Preparar uma receita escolhida pela turma ou fazer um lanche com os pratos trazidos pelos alunos também é uma boa opção para ampliar o estudo e mostrar a relevância dos textos no nosso cotidiano.

Pode-se aproveitar o estudo sobre receita para retomar o estudo sobre numerais e mostrar como os diferentes tipos de numerais aparecem nesse gênero.

Usar regras do jogo e manuais para refletir sobre o uso do imperativo também é interessante.

Ensino médio