Português - Reflexões - Estatuto da Criança e do Adolescente
Reflexões - Estatuto da Criança e do Adolescente
Objetivos
1) Ler e interpretar textos de diferentes gêneros, refletindo sobre a questão do trabalho infantil.
2) Conhecer e compreender a função do Estatuto da Criança e do Adolescente.
3) Produzir textos a partir da reflexão realizada.
Ponto de partida
Texto 1
Na escuridão miserável
|
Texto 2
Meninos carvoeiros Os meninos carvoeiros Os burros são magrinhos e velhos. (Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, - Eh, carvoero! Só mesmo estas crianças raquíticas Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis! - Eh, carvoero! Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado, [Petrópolis, 1921] (BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1993.) |
Vocabulário
- Aniagem: pano grosseiro sem acabamento, de juta ou outra fibra vegetal.
- Raquítico: pouco desenvolvido, franzino, magrinho.
- Encarapitado: colocado ou acomodado no alto.
- Alimária: animal de carga.
- Cangalha: peça de três paus, unidos em triângulo, que se enfia no pescoço dos animais, normalmente porcos, para não destruírem hortas cultivadas.
- Relho: chicote de couro torcido.
Estratégias
1) Ler e interpretar os textos 1 e 2, salientando a questão do trabalho infantil.
2) Ler o Estatuto da Criança e do Adolescente, focalizando a questão do trabalho infantil e outros temas de interesse da turma.
3) Reler os textos 1 e 2 e refletir sobre a condição das personagens. Se possível, pedir para os alunos trazerem notícias e outros textos sobre trabalho infantil e sobre temas tratados no Estatuto da Criança e do Adolescente.
4) Produzir poemas, músicas, artigos de opinião ou textos de outros gêneros, já estudados pelos alunos, sobre a reflexão realizada. É importante que os alunos apresentem e divulguem os textos produzidos.
Comentário
Quando realizo essa atividade, antes da produção textual, leio para os alunos o livro Os estatutos do homem, de Thiago de Melo. Após a leitura e análise da obra, peço para os alunos produzirem artigos poéticos ilustrados, baseados no estudo realizado em sala. O envolvimento dos alunos nessa atividade é muito grande, os debates riquíssimos e as produções excelentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.