Topo

Ensino médio

Artes - Vamos fazer um parangolé?

Valéria Peixoto de Alencar

Vamos fazer um parangolé?

Objetivo

- Conhecer o trabalho de Hélio Oiticica.

- Produzir uma obra no estilo dos parangolés.

Comentários

Hélio Oiticica é um dos mais importantes artistas brasileiros. Ele criou, na década de 1960, o parangolé, uma espécie de capa cujas cores e texturas só conseguimos ver quando a pessoa que a veste se movimenta. Nessa aula, além de fazer com que os alunos tenham contato com as obras de Oiticica, também propomos a confecção de um parangolé.

Material

O texto sobre Hélio Oiticica, bem como sua biografia podem ser utilizados como ponto de partida para o estudo.

Outros textos sobre arte contemporânea, publicados no UOL Educação, também podem servir para comparações e análises.

  • Para o parangolé:

- Retalhos de tecidos (de diversos tamanhos, cores e texturas).

- Retalhos de outros materiais maleáveis: plástico, EVA, borracha...

- Linha, cola de tecido, fita adesiva dupla face.

Estratégia

- Leitura e interpretação dos textos.

- Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor pesquisar, especialmente de parangolés.

Atividade

1. Os alunos, em grupos, produzirão um parangolé, utilizando os materiais disponíveis.

2. Apresentação e discussão dos trabalhos.

Sugestões

Estimule os alunos a interagir com diferentes materiais. Proponha, por exemplo, uma relação entre parangolé e música.

Se a aula for realizada com mais de uma turma, proponha uma apresentação para a escola.

Lembre-se: a intenção de Oiticica era de que os parangolés interagissem com o público. Assim, oriente os alunos para que tomem esse cuidado na exibição dos trabalhos.

Ensino médio