A moral e a ética de uma sociedade respondendo...

NOTA 3,5

A moral e a ética de uma sociedade respondendo as [às] preferências de um indivíduo

Abstrata, a justiça refere-se a uma interação social equilibrada, razoável e imparcial. Porém, assim como bem e mal, sua concepção é construção social junto social, juntamente com a moral e a ética do indivíduo. Dessa forma, o oposto da justiça pode ser discutida discutido, de tal forma que, sofrer que sofrer ou praticar uma injustiça podem adquirir um mesmo peso.

Quando um indivíduo nasce, seus pensamentos e ações fazem parte de seus instintos naturais e de suas vontades básicas, diante básicas. Diante disso, ele não possui condições de uma autoavaliação ou julgamento. Com o passar de seu crescimento, ele vai adquirindo valores baseados na moral e na ética da sociedade na qual se encontra.

Ademais Além disso, após o crescimento dessa pessoa, ela fica submersa a nas ações de outros, ficando tornando-se vulnerável a uma injustiça ou praticando a injustiça, entretanto, injustiça. Entretanto, a justiça a qual de um determinado grupo que julgará essas ações, dependerá ações dependerá da moral e a ética construídas de acordo com a sociedade, e o peso de a ter cometido ou sofrido, dependerá sofrido dependerá de seus valores dentro do seu contexto social.

Portanto, não existe uma preferência entre praticar ou sofrer a injustiça, porém ela será escolhida de acordo com a ética do indivíduo.

Comentário geral

O texto parece uma "pegadinha": o autor tenta escrever de um modo aparentemente profundo, como se estivesse filosofando. Quando se analisa a redação, parágrafo por parágrafo, no entanto, constata-se que há pouco de substancial por trás dos artifícios retóricos. Para piorar, a própria linguagem do texto é em geral inadequada e obscura, sendo quase impossível entender exatamente o que o autor está dizendo. Finalmente, o texto todo funciona como um raciocínio inválido, pois, por deslizes verbais, a conclusão não decorre das premissas que o autor apresentou.

 

Aspectos pontuais

 

1) A obscuridade começa pelo título: de que modo a moral e a ética respondem às  preferências do indivíduo? O que significa isso? Para piorar, o texto fala exatamente o contrário: afirma que a ética individual se origina de uma construção social.

2) Primeiro parágrafo: a) Por abstrata, talvez a o autor queira dizer que, abstratamente, a justiça é uma interação social equilibrada, mas na prática ela é uma construção social que difere disso. Será isso mesmo o que ele diz? As frases não permitem ao leitor ter certeza. b) Dessa afirmação ambígua, o autor parece concluir que, se justiça é um conceito arbitrário, a injustiça também é. Ou seja, os valores (não o peso) que se atribuem aos dois conceitos dependem da sociedade em que eles se manifestam. Pode-se resumir o parágrafo numa frase simples: Como se trata de uma construção social, justiça e injustiça não são conceitos absolutos, mas relativos.

3) Segundo parágrafo: moral e ética são sinônimos e designam uma mesma coisa, só que, respectivamente, o termo moral veio do latim e o termo ética do grego. Para distinguir esses dois conceitos (como fazem alguns filósofos), é preciso deixar claros os motivos dessa distinção, explicando o que o autor da redação entende que há de diferente entre um e outro.

4) Terceiro parágrafo: a) Submersa nas ações dos outros? O que significa isso? Provavelmente, o autor quer dizer apenas que o indivíduo adulto está inserido em seu meio social. b) O parágrafo termina com um período com a sintaxe truncada e que em termos de significado é uma repetição da ideia de que a justiça é uma construção social e que é a sociedade quem julga e determina o que é justiça ou injustiça.

5) Quarto parágrafo: a) Como não existe preferência se existe escolha? b) Se a escolha é do indivíduo, onde fica a construção social? Ou seja, a conclusão contradiz o que o autor sustentou antes. Talvez, se ele se esforçasse para ser mais claro, não cairia nas armadilhas da linguagem escrita.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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