A moral e a ética de uma sociedade respondendo...
A moral e a ética de uma sociedade respondendo as [às] preferências de um indivíduo
Abstrata, a justiça refere-se a uma interação social equilibrada, razoável e imparcial. Porém, assim como bem e mal, sua concepção é construção social junto social, juntamente com a moral e a ética do indivíduo. Dessa forma, o oposto da justiça pode ser discutida discutido, de tal forma que, sofrer que sofrer ou praticar uma injustiça podem adquirir um mesmo peso.
Quando um indivíduo nasce, seus pensamentos e ações fazem parte de seus instintos naturais e de suas vontades básicas, diante básicas. Diante disso, ele não possui condições de uma autoavaliação ou julgamento. Com o passar de seu crescimento, ele vai adquirindo valores baseados na moral e na ética da sociedade na qual se encontra.
Ademais Além disso, após o crescimento dessa pessoa, ela fica submersa a nas ações de outros, ficando tornando-se vulnerável a uma injustiça ou praticando a injustiça, entretanto, injustiça. Entretanto, a justiça a qual de um determinado grupo que julgará essas ações, dependerá ações dependerá da moral e a ética construídas de acordo com a sociedade, e o peso de a ter cometido ou sofrido, dependerá sofrido dependerá de seus valores dentro do seu contexto social.
Portanto, não existe uma preferência entre praticar ou sofrer a injustiça, porém ela será escolhida de acordo com a ética do indivíduo.
Comentário geral
O texto parece uma "pegadinha": o autor tenta escrever de um modo aparentemente profundo, como se estivesse filosofando. Quando se analisa a redação, parágrafo por parágrafo, no entanto, constata-se que há pouco de substancial por trás dos artifícios retóricos. Para piorar, a própria linguagem do texto é em geral inadequada e obscura, sendo quase impossível entender exatamente o que o autor está dizendo. Finalmente, o texto todo funciona como um raciocínio inválido, pois, por deslizes verbais, a conclusão não decorre das premissas que o autor apresentou.
Aspectos pontuais
1) A obscuridade começa pelo título: de que modo a moral e a ética respondem às preferências do indivíduo? O que significa isso? Para piorar, o texto fala exatamente o contrário: afirma que a ética individual se origina de uma construção social.
2) Primeiro parágrafo: a) Por abstrata, talvez a o autor queira dizer que, abstratamente, a justiça é uma interação social equilibrada, mas na prática ela é uma construção social que difere disso. Será isso mesmo o que ele diz? As frases não permitem ao leitor ter certeza. b) Dessa afirmação ambígua, o autor parece concluir que, se justiça é um conceito arbitrário, a injustiça também é. Ou seja, os valores (não o peso) que se atribuem aos dois conceitos dependem da sociedade em que eles se manifestam. Pode-se resumir o parágrafo numa frase simples: Como se trata de uma construção social, justiça e injustiça não são conceitos absolutos, mas relativos.
3) Segundo parágrafo: moral e ética são sinônimos e designam uma mesma coisa, só que, respectivamente, o termo moral veio do latim e o termo ética do grego. Para distinguir esses dois conceitos (como fazem alguns filósofos), é preciso deixar claros os motivos dessa distinção, explicando o que o autor da redação entende que há de diferente entre um e outro.
4) Terceiro parágrafo: a) Submersa nas ações dos outros? O que significa isso? Provavelmente, o autor quer dizer apenas que o indivíduo adulto está inserido em seu meio social. b) O parágrafo termina com um período com a sintaxe truncada e que em termos de significado é uma repetição da ideia de que a justiça é uma construção social e que é a sociedade quem julga e determina o que é justiça ou injustiça.
5) Quarto parágrafo: a) Como não existe preferência se existe escolha? b) Se a escolha é do indivíduo, onde fica a construção social? Ou seja, a conclusão contradiz o que o autor sustentou antes. Talvez, se ele se esforçasse para ser mais claro, não cairia nas armadilhas da linguagem escrita.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
---|---|
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 3,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
---|---|---|---|---|
2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.