É preferível sofrer uma injustiça

NOTA 3,5

É preferível sofrer uma de injustiça. Pois injustiça, pois praticar injustiças, são condutas injustiças é conduta de pessoas más, comportamento que chegam más. Esse comportamento chega a trazer grandes consequências para quem pratica tal ato o pratica.

Sabe-se que a sociedade atual parece não existir pessoas que se importa com o próximo, Na sociedade contemporânea, a maioria das pessoas parece não se importar com o próximo, esquecendo-se de que o seu direito termina quando o do outro começa, cada começa. Cada um busca o seu próprio interesse, sem pensar que muita das muitas vezes está sendo injusto com o próximo.

Pode-se notar essa injustiça em nosso dia a dia continuamente frequentemente, quando, por exemplo, é negado o direito preferencial á a um idoso ou gestante na fila de um banco, quando se ocupa a vaga de um deficiente no estacionamento.

Embora, cada Cada um tem que fazer sua parte parte, cumprindo as leis e pensar pensando no próximo, se colocar colocando-se no lugar do outro, só outro. Só assim poderá pensar duas vezes antes de é possível pensar duas vezes e evitar cometer uma injustiça, assim poderá ter um pais país com mais igualdade onde todos poderão ter o seu lugar no mundo.

Comentário geral

Texto fraco, com problemas estruturais e de linguagem. O autor começa como se estivesse dando à questão do tema uma resposta discursiva, o que não é o caso. É preciso introduzir o tema da redação. Ao contrário, o autor se limita a dizer que é preferível sofrer uma injustiça do que praticá-la, pois quem a pratica é mau e pode sofrer consequências. Que consequências e de que modo isso acontece, o autor não se dá o trabalho de dizer. Passa a constatar que as pessoas, hoje em dia, não se importam muito com a justiça (segundo parágrafo) e dá exemplos (terceiro parágrafo). A conclusão é coerente com o que o autor disse, mas está muito mal formulada em termos linguísticos. Isso tudo, infelizmente, obriga o corretor a tirar pontos das três últimas competências, fazendo a ressalva de que outro corretor talvez desse mais meio ponto na competência 5, para evitar que o texto não somasse 4 pontos no total.

 

Aspectos pontuais

1) A redação não tinha título. Para identificá-la, usamos a primeira frase do texto.

2) Primeiro parágrafo: como já se apontou, não é propriamente uma introdução ao assunto. O texto começa como se fosse uma resposta discursiva. Não é o caso. A introdução tem de ser autônoma, de modo que quem ler o texto saiba qual é o tema, mesmo não tendo lido a proposta que gerou a redação.

3) Quarto parágrafo: muito mal escrito e se encerra de maneira confusa, justiça não tem necessariamente que ver com igualdade (exceto a igualdade perante a lei). De resto, quem age bem no interior do país conquista um lugar no mundo? Que significa isso?

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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