É preferível sofrer uma injustiça
É preferível sofrer uma de injustiça. Pois injustiça, pois praticar injustiças, são condutas injustiças é conduta de pessoas más, comportamento que chegam más. Esse comportamento chega a trazer grandes consequências para quem pratica tal ato o pratica.
Sabe-se que a sociedade atual parece não existir pessoas que se importa com o próximo, Na sociedade contemporânea, a maioria das pessoas parece não se importar com o próximo, esquecendo-se de que o seu direito termina quando o do outro começa, cada começa. Cada um busca o seu próprio interesse, sem pensar que muita das muitas vezes está sendo injusto com o próximo.
Pode-se notar essa injustiça em nosso dia a dia continuamente frequentemente, quando, por exemplo, é negado o direito preferencial á a um idoso ou gestante na fila de um banco, quando se ocupa a vaga de um deficiente no estacionamento.
Embora, cada Cada um tem que fazer sua parte parte, cumprindo as leis e pensar pensando no próximo, se colocar colocando-se no lugar do outro, só outro. Só assim poderá pensar duas vezes antes de é possível pensar duas vezes e evitar cometer uma injustiça, assim poderá ter um pais país com mais igualdade onde todos poderão ter o seu lugar no mundo.
Comentário geral
Texto fraco, com problemas estruturais e de linguagem. O autor começa como se estivesse dando à questão do tema uma resposta discursiva, o que não é o caso. É preciso introduzir o tema da redação. Ao contrário, o autor se limita a dizer que é preferível sofrer uma injustiça do que praticá-la, pois quem a pratica é mau e pode sofrer consequências. Que consequências e de que modo isso acontece, o autor não se dá o trabalho de dizer. Passa a constatar que as pessoas, hoje em dia, não se importam muito com a justiça (segundo parágrafo) e dá exemplos (terceiro parágrafo). A conclusão é coerente com o que o autor disse, mas está muito mal formulada em termos linguísticos. Isso tudo, infelizmente, obriga o corretor a tirar pontos das três últimas competências, fazendo a ressalva de que outro corretor talvez desse mais meio ponto na competência 5, para evitar que o texto não somasse 4 pontos no total.
Aspectos pontuais
1) A redação não tinha título. Para identificá-la, usamos a primeira frase do texto.
2) Primeiro parágrafo: como já se apontou, não é propriamente uma introdução ao assunto. O texto começa como se fosse uma resposta discursiva. Não é o caso. A introdução tem de ser autônoma, de modo que quem ler o texto saiba qual é o tema, mesmo não tendo lido a proposta que gerou a redação.
3) Quarto parágrafo: muito mal escrito e se encerra de maneira confusa, justiça não tem necessariamente que ver com igualdade (exceto a igualdade perante a lei). De resto, quem age bem no interior do país conquista um lugar no mundo? Que significa isso?
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 3,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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