As cartas da politica [política] brasileira

NOTA 5,5

O fenômeno das manifestações crescentes no mundo todo são reflexo do crescimento da internet internet, que introduziu novas formas de comunicar notícias e de organizar grandes protestos protestos, de forma que seria quase impossível sem ela o ela. O nosso pais país viu grandes manifestações manifestações, cuja de maior impacto foi a que em termos relativos levou a o a que levou ao impeachment da presidente em exercício na época novos época. Novos escândalos irrompem no pais país e não se observa o mesmo clamor nas ruas seria ruas: seria conivência? seria Estaria o povo controlado por veículos de mídia mal-intencionados? ou Ou seriam controlados por lideres líderes que já alçaram seus interesses?

Saindo do comum conspiracionismo de nossa época conspiracionismo tão comum em nossa época, é possível observar alguns pontos que podem oferecer uma reflexão sobre tal fenômeno ou a ausência dele dele, por exemplo: o cansaço cansaço e o temor de que outro processo de impeachment pessoa possa trazer consequências desastrosas para a economia. Sobre esse tema vou discorrer nos próximos parágrafos.

Após o impeachment de Dilma Rousseff o país se viu em um momento de reconstrução o governo de Dilma que encarou graves problemas econômicos e a falta de apoio nas duas casas (câmara e senado) Casas (Câmara e Senado) seu sucessor Michel Temer desenvolveu um novo projeto econômico baseado em austeridade o extremo oposto de sua antecessora, com o apoio nas duas casas(o que sua antecessora nunca teve) fez com que as coisas começassem a andar no pais país propôs a reforma da previdência e trabalhista que são em verdade os pontos que apesar de escândalos o que o mantem mantém no governo.

O apoio das casas Casas torna impossível seu impeachment pois o pedido teria que passar as duas casas Casas para ser validado em questão social as reformas da previdência e trabalhista agrada agradam o empresariado que vê nas reformas uma forma de competir de forma mais justa e alçar maiores lucros no que tange a população o chacoalho ocorrido no processo de transição mostrou que um impeachment nem sempre é bom negocio negócio a estabilidade de um governo com apoio das casas Casas e do empresariado não é comum o que acaba por blindar o presidente que apesar de pesado processos processo o povo acaba na máxima do "ruim com ele pior sem ele" a ausência de Temer traria um vácuo de poder paralisaria o andamento do país e as reformas algo que colocaria o país em uma profunda recessão. No final das contas apesar dos pesares Temer tem cartas melhores do que Dilma jamais teve e isso pesa no apoio do publico público.

Comentário geral

 

O texto merece com certeza uma nota acima de cinco, porque o leitor consegue acompanhar a sequência de raciocínios válidos com que o autor desenvolve o tema, produzindo de fato uma dissertação argumentativa. A questão é que o autor poderia obter uma nota muito melhor se apresentasse um domínio da pontuação (para não falar da acentuação e do uso das maiúsculas) em língua portuguesa. A falta de pontuação, que se manifesta desde o primeiro parágrafo, vai atingir proporções catastróficas nos dois últimos, comprometendo por completo a clareza do que o autor está tentando dizer. O leitor até consegue compreendê-lo, mas à custa de muito esforço. O desconhecimento completo da importância da pontuação só pode ser avaliada por um zero na competência 1, o que é lamentável. Por outro lado, é inadmissível que um aluno ao final do ensino médio desconheça por completo as regras de pontuação.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: alçaram ou alcançaram? Provavelmente alcançaram. Pode ter sido um erro de digitação, mas não se pode deixar de apontá-lo.

2) Terceiro e quarto parágrafos: A falta de pontuação que resulta em períodos caóticos já foi comentada. Fica a sugestão: quem quiser exercitar seus conhecimentos em pontuação copie os dois períodos e pontue-os corretamente. Depois, envie para o e-mail paginatres@uol.com.br. Os dez primeiros e-mails serão corrigidos pela equipe do Banco de Redações.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos