Nada a "temer"
Não é novidade, os são novidade os diversos escândalos que vem vêm se agravando no nosso país, através país. Através da mídia, acompanhamos há muito tempo vários atos de corrupção. Já em 1987 Legião 1987, a banda Legião Urbana já criara criara a música: Que país é esse?, que tem como tema esse assunto.
Michel Temer, o Temer é o primeiro presidente da República em exercício de mandato, foi que foi denunciado pela procuradoria Procuradoria Geral da República, do Supremo Tribunal Federal, sendo investigado pela polícia federal Polícia Federal pelos crimes de corrupção, obstrução da justiça e organização criminosa.
Onde estava o povo? Na Internet, criando "memes" em relação a delação premiada da JBS. Protestos tambem foram registrados, o 19 estados e o a renúncia ou impeachment do presidente, convocados por partidos, CUT, grupos de esquerda, movimentos sociais e sindicais. Protestos convocados por partidos de esquerda e centrais sindicais foram registrados em 19 estados e no Distrito Federal, exigindo a renúncia ou o impeachment do presidente.
Também ouve houve protestos de brasileiros na Union Square, em Nova York York, com faixas de fora Temer. Na primeira pesquisa encomendada pela CNI, o governo Temer é aprovado por favor 13% apenas por 13% dos entrevistados.
É hora da sociedade reagir dentro dos princípios democráticos, democráticos: ir às ruas, lutar pelos nossos direitos, devemos direitos. Devemos falar o que pensamos, não podemos reprimir nosso grito, grito: devemos dizer não, a corrupção, vamos não à corrupção. Vamos fazer manifestações, mais mas sem violência, destruir violência. Destruir o nosso patrimônio, destruir o que temos no nosso país não está certo, vamos certo. Vamos usar nossas redes sociais, o mais importante é irmos à luta.
Comentário geral
Texto regular, cujo maior problema é o fato de os parágrafos serem quase independentes uns dos outros, exceto o terceiro e o quarto. De resto, o autor faz várias declarações sobre o tema, mas não as conecta de modo a formar uma linha de raciocínio formada pela exposição de sua tese, argumentação para defende-la e chegar à conclusão. Pelo contrário, há até uma contradição entre o último parágrafo e os anteriores, em que o autor – questionando o tema de redação – diz que o povo foi às ruas. Muito bem, se o povo já saiu às ruas, apresentar como solução a necessidade de novas manifestações só faz sentido se o autor quisesse afirmar que as manifestações não devem parar até produzir o resultado que querem os manifestantes.
Aspectos pontuais
1) Título: o duplo sentido que o autor deu ao título, ficaria melhor se "temer" fosse iniciada com letra maiúscula. Só assim ficaria gramaticalmente correto o uso de Temer como verbo e como nome próprio.
2) Segundo parágrafo: a Procuradoria Geral da República não é do STF. Isso é um erro fatual. Não tem grande valor na avaliação do conjunto, mas é sempre um erro a mais.
3) Terceiro parágrafo: começa de modo ambíguo. Não se sabe se o autor inclui o ato de criar memes entre os protestos ou se a considera uma forma de alienação. Reescrevemos o final no parágrafo em verde de modo mais claro e lógico. Aqui o autor questiona o tema do Banco de Redações, afirmando que o povo está nas ruas, uma vez que houve essas manifestações. O questionamento é pertinente, apesar de a proposta e o texto que lhe deu origem não se referirem a manifestações organizadas por sindicatos e partidos políticos, mas de protestos suprapartidários que aconteceram espontaneamente, como os de junto de 2013.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,0 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,0 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,0 |
Nota final | 5,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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