Por que não há nova [novas] manifestações na rua?

NOTA 1,5

Atualmente o Brasil está sofrendo uma grande instabilidade na economia economia, causada pela inflação inflação, e na política política, devido a à corrupção investigada pela a lava jato pela Lava Jato.

Uns dos Investicados Um dos investigados é o Michel Temer Temer, que está na presidência deste do desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que uns dos teve entre um dos motivos da sua saída foi as as grandes manifestações promovida pelo o brasileiros promovidas pelo povo brasileiro contra o seu governo.

O que a maioria se pergunta é a falta de ausência do povo na rua sendo que a situação brasileira não está com uma situação favorável. Por que isso acontece?

Isso acontece porque o atual presidente Michel Temer tem um grande apoio dos empresários e da classe média que é são a favor de sua permanência na presidência no cargo. As maiorias dos demais eleitores influênciado por esses grupos A maioria dos demais eleitores, influenciados por esses grupos, não vê a necessidade de procurar se manifestar,  de se manifestar e as minorias não consegue conseguem o apoio necessário.

O problema em questão seria resolvido se os eleitores tivesse um conhecimento necessário sobre tivessem conhecimentos de política, além de sempre ficarem informado informados.

Comentário geral

 

Lamentavelmente, o texto é precário e, desde o título, demonstra problemas relativos à alfabetização do autor: logo no título há um erro de concordância e muitos outros serão encontrados ao longo do texto, a maioria dos quais são inadmissíveis para um aluno que esteja no final do ensino médio. Uma redação como essa é candidata a um Zero, pois os meios pontos atribuídos às competências 1, 2 e 5, talvez não lhes fossem auferidos por outros corretores. Optamos por evitar o zero, porque existem uns poucos elementos que denotam ter o autor tentado desenvolver um raciocínio e redigi-lo, com um mínimo de clareza, sobretudo nos três parágrafos finais, apesar dos erros.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: o pensamento do autor é simplista. Ele atribui os problemas econômicos do país à inflação e os políticos à corrupção investigada Lava Jato. A questão é bem mais complexa, tanto na economia (em que há o desemprego, a falta de investimentos, etc.) quanto na política (além da corrupção, há a judicialização da política, outras investigações sobre corrupção, além das tocada pela Operação Lava Jato, etc.)

2) Segundo parágrafo: o que está em vermelho foi corrigido em verde, mas chamamos atenção à gravidade dos erros no plano gramatical.

3) Terceiro parágrafo: o parágrafo todo é muito ruim, exceto a pergunta final. Ora, falta de ausência é um absurdo que só poderia designar o contrário, isto é, a presença do povo nas ruas, o que não é um fato. A seguir, o que o autor quer dizer é que a situação não está favorável ao Brasil. Mas ele escreveu isso de modo redundante e disparatado falando da situação desfavorável da situação brasileira!

4) Quarto parágrafo: o raciocínio é estereotipado, simplista e confuso. De um lado, o autor põe o empresariado, a classe média e a maioria do povo. De outro, as minorias. A que minorias ele se refere? De quem elas não recebem apoio? Tudo isso é dúbio no parágrafo.

5) Quinto parágrafo: qual é o problema em questão? A expressão é ambígua. Pode se referir tanto ao suposto apoio a Temer e à falta de apoio às minorias, problema apresentado no parágrafo anterior, bem como à ausência de povo nas ruas, que é o tema da redação.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 1,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos