A ausência de evidência ou a evidência de ausência

NOTA 4,0

É notório que a falta de manifestações em de massas perante o recente caso da diante da delação premiada do Joesley Batista está diretamente ligada a à permanência do atual presidente da república República. A delação foi divulgada internacionalmente, então porque há ausência da maioria dos brasileiros nas manifestações? A ausência pode está estar relacionada a à incerteza gerada pelos rumores sobre a gravação, a mídia gravação. A mídia, antes de um parecer técnico de peritos, já estava informando que "a na gravação havia fragmentações ou cortes", tornando assim a gravação incerta pondo em dúvida sua credibilidade.

Em 1972 nos Estados Unidos 1972, nos Estados Unidos, houve o caso Watergate, onde em que cinco pessoas foram presas, porquê porque tentavam instalar escutas eletrônicas em escritórios do partido democrata e Partido Democrata e, consequentemente, após investigações do FBI, ocorreu a renúncia do presidente Richard Nixon. Em território nacional tivemos o recente caso do presidente Michel Temer, que é semelhante ao caso Watergate, contudo com finais totalmente diferentes, por coincidências ou por falta de evidencias evidências nos fatos.

A Defesa defesa do presidente foi crucial para a sua permanência no poder, e com inúmeras coincidências de falhas na gravação, não poderão ser utilizadas em julgamento poder. Devido às falhas, a gravação não poderá ser usada num julgamento. Este caso pede uma reflexão, reflexão: se for pra para fazer algo, temos que fazer bem feito, assim não haverá duvidas dúvidas ou falhas.

Portanto, quando houver investigações da Policia Federal Polícia Federal, deve-se realizar com clareza e certeza que funcionará elas devem ser realizadas com clareza, para funcionarem de fato. Assim, com a certeza sobre determinado assunto, a população será obrigada obrigada, pelo seu dever cidadão de cidadania, a ir as às ruas e exigir seus direitos. O poder legislativo Legislativo deve criar leis onde prevê que prevejam casos como este, assim por meios legais a Policia Federal e o Judiciário poderá agir em assuntos como este e dirigir o caso para o Supremo Tribunal Federal. esses. Assim, por meios legais, a Polícia Federal poderá agir e dirigir os acusados para o Ministério Público.

Comentário geral

Além de muitos erros de gramática e problemas de linguagem, o texto é bastante confuso: o autor faz tantas divagações, que acaba perdendo seu foco e deixando em segundo plano o tema da redação: a ausência de novas manifestações políticas. Além disso, dá inúmeras demonstrações de não conhecer bem os fatos que mencionam ou de ignorar por completo o funcionamento da polícia e da Justiça no Brasil. A nota total só não é pior, porque, apesar de todos os defeitos, o autor consegue transmitir ao leitor, ainda que vagamente, seu ponto de vista sobre o tema.

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: a) não é o fato de uma notícia ter divulgação internacional que obriga o povo a sair às ruas. A pergunta do autor não é pertinente. b) A incerteza sobre a credibilidade da gravação, quando muito, é um dos fatores, mas isso é insuficiente para garantir a inocência do presidente, tanto que o relator da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos deputados acatou a denúncia contra o presidente. É preciso estar mais atento ao noticiário para falar de atualidades.

2) Segundo parágrafo: a) O recente caso do presidente Temer é o mesmo caso ligado à delação de Joesley Batista mencionado no parágrafo anterior. b) o caso Temer não chegou a um final até agora (12 de julho), então não se pode afirmar que o final será diferente do que ocorreu com Nixon. c) Não dá para entender o autor quis dizer com a expressão por coincidências ou falta de evidência nos fatos. É uma expressão obscura.

3) Quarto parágrafo: a) investigar com clareza quer dizer o quê? Que a polícia deve investigar bem e com muito cuidado para esclarecer definitivamente os fatos, de modo que a investigação produza resultados? Porque funcionar ela já funcionou quando foi posta em ação... b) melhor seria dizer sobre qualquer assunto de interesse público e não sobre determinado assunto. Determinado assunto é um assunto em particular, não um assunto qualquer. c) Pode-se sair às ruas por vários motivos. Por exemplo, pedir o impeachment de um presidente. Mas isso não é exigir um direito do cidadão. A frase ficaria melhor se não fosse excluída seu final assinalado em vermelho. d) As leis já existem. A Polícia Federal e o STF, por suposto, só pode agir de acordo com as leis existentes. e) A polícia encaminha as denúncias aos promotores do Ministério Público e não diretamente aos juízes.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 4,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos