Se calaram [Calaram-se]

NOTA 2,5

Descontentamento O descontentamento com a política atual, vem atual vem deixando os brasileiros inercios inertes?

O povo a algum tempo estavam estava nas ruas protestando para terem ter seus direitos, atualmente direitos. Atualmente a voz do povo se calou, as pessoas ficaram sem forças para lutar lutar, sem esperanças que de que o país possa mudar depois de tanta corrupção, porém a polícia resolveu intervir com operação lava jato a operação Lava Jato.

A lava jato esta Lava Jato está cada vez mais empenhada em achar os corruptos para que o país possa melhorar e possamos ter a chance de vermos ver essas pessoas que não ajudam seus semelhantes e roubam o dinheiro que lhes pertence atrás da grade, o povo terá não só sua voz restaurada como sua esperança de lutar pelos seus direitos restaurada. das grades. O povo terá sua voz e a esperança de lutar por seus direitos restauradas.

No entanto, para uma melhora antes deve-se conhecer o candidato que se vota para não haver problemas, mas caso for eleito e não cumpri as promessas, as pessoas devem fazer manifestações para terem devidos direitos. No entanto, para o Brasil melhorar e não haver problemas como os de hoje, o povo precisa saber em quem votar. Caso um candidato eleito não cumprir suas promessas, seus eleitores precisam se manifestar, exigindo o que lhes foi prometido.

Comentário geral

Infelizmente, o texto é muito fraco. O autor não entendeu totalmente a proposta e nem soube encadear os fatos que apresenta para responder a pergunta que ele mesmo lançou no primeiro parágrafo. Quanto à pergunta do tema, ele simplesmente a tangenciou. A ideia de que a Lava Jato surgiu de uma resolução da polícia é simplista. Além disso, a Lava Jato não foi propriamente um efeito das manifestações, pelo contrário, foi muitas vezes a causa. Enfim, o autor mostrou uma visão superficial do que se passa no Brasil, não discutiu a apatia do povo no momento atual. A solução que sugere não se refere à ausência de manifestações atualmente, mas aos problemas políticos de um modo geral.

Aspectos pontuais

 

1) Título e primeiro parágrafo: três erros gramaticais logo de cara. A colocação pronominal incorreta no título e, a seguir, uma palavra que não existe: inercio, sem o acento que levaria caso existisse.

2) Segundo parágrafo: a) a voz do povo se calou, perfeito. Mas o que vem depois continua a se referir à voz, quando deveria se referir às pessoas, como indicamos em verde. b) A operação da Polícia Federal não surgiu como resposta às manifestações e nem acontece desse modo simplista que o autor expressou, como se alguns policiais resolvessem restaurar a justiça por vontade própria.

3) Terceiro parágrafo: ambiguidade – no contexto da frase, o lhes pode se referir tanto aos que roubam como aos que são roubados.

4) Quarto parágrafo: é linguística e gramaticalmente um desastre: há ambiguidade e erros de sintaxe.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos