REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2017 Por que não há novas manifestações nas ruas?
O brasileiro e seus partidos
A constituição Constituição resguarda que é livre a manifestação do pensamento, com pensamento. Com isso o Brasil Brasil, por ser um país democrático democrático, assegura aos brasileiros o poder o direito de se manifestar quando algo não os agrada.
Em 2013, vimos grandes manifestações nas ruas por contra o aumento dos preços de passagens, cobrando por mais saúde, mais educação, melhores estradas, entre outros outras reivindicações, já que pagamos altos impostos e não temos o retorno devido.
Em 2015, explodiu explodiram grandes manifestações pelo país para tirar a presidente Dilma. Foram tantas paneladas tantos panelaços, pessoas na ruas e até mesmo coreografias e dancinhas pedindo o "o fora “Fora Dilma", crendo eles os manifestantes que que, com a saída da presidente, tudo iria melhorar.
No entanto, nada melhorou, o melhorou. O que vimos foram casos gravíssimos de corrupção expostos em rede nacional, e nacional e o brasileiro em casa casa, pagando "o pato", foram tantos casos de corrupção que a vergonha os impediu impediu-os de sair nas ruas se manifestando para se manifestar.
A cúpula do congresso Congresso aprovando várias reformas, que só vem vêm para prejudicar os brasileiros, e brasileiros e não se vê uma panela se quer sequer batendo. Devemos olhar o Brasil como um todo e não partido A ou B.
Assim, o que se vê são brasileiros em casa partidários achando que um partido A estava roubando se manifestaram e colocaram o partido B e tudo está resolvido, sendo que estamos vendo é uma explosão de delações com provas e mais provas e os brasileiros inertes, afinal em 2015 tiramos os corruptos do país.
Comentário geral
Texto fraco. O aluno tem dificuldade de se expressar com clareza e síntese, como se vê no repetitivo parágrafo1, e nos parágrafos 5 e 6. Os três primeiros parágrafos são basicamente expositivos e introduzem o tema, poderiam se resumir a um único parágrafo. Quanto aos parágrafos finais, aí sim, encontramos argumentação, mas uma argumentação confusa que não deixa claro o que impede o brasileiro de sair às ruas para protestar no momento atual: por um lado, o autor afirma que o motivo é a vergonha. Por outro, que é o partidarismo, o que ele não explica muito bem, simplesmente constata sua existência e que devemos deixá-lo de lado para conquistar um país melhor. Afinal, o que explica a ausência de manifestações: a vergonha, o partidarismo ou os dois? Se forem os dois, de que modo eles se combinam?
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: basicamente o autor se repete com outras palavras. O que ele quer dizer é que a Constituição brasileira nos assegura o direito de manifestação, de que usamos quando julgamos necessário.
2) Quinto parágrafo: o raciocínio não tem lógica: Premissa maior: Congresso aprova leis que prejudicam brasileiros. Premissa menor: Ninguém bate panela por isso. Conclusão: Devemos deixar de ser partidários e olha o brasil como um todo. É evidente que essa conclusão não decorre dessas premissas.
3) Sexto parágrafo: A conclusão não tem sintaxe. É agramatical. O máximo que ela possibilita é compreendermos vagamente que o autor afirma que os brasileiros deveriam se manifestar contra corruptos, independentemente do partido a que eles pertençam.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.