Corrupção é sempre corrupção
Nunca se viu tanta exposição nos meios de comunicação, como nos dias de hoje. O assunto corrupção estampa diariamente as capas de jornais e noticiários de televisão mostrando mostrando, de forma incansável incansável, as peripécias nada sutis dos nossos governantes governantes, no que diz respeito a à gestão dos gastos públicos e a à moralidade administrativa. Os sentimentos são os mais diversos e a população, a diretamente diretamente atingida pelas consequências, reage, cada um a sua forma.
Parece fácil definir os adjetivos e caracterizar os sujeitos. A palavra corrupção é logo associada a à classe política, sem uma análise aprofundada sobre a dimensão dos seus efeitos e sobre quem mais ela pode abarcar. Contudo, se formos buscar em pequenos gestos, exemplos do dia a dia, podemos nos surpreender com as nossas próprias atitudes.
Quem nunca se viu diante de uma situação onde em que um conhecido, para não arcar com os altos custos da conta, faz um "gato" no relógio de energia elétrica? Ou então, aquele guarda de trânsito que sai multando indiscriminadamente e, que muitas das vezes e que, muitas vezes, termina beneficiado com pequenos subornos a fim de "deixar pra lá" a questão. Tem Há ainda aquele outro que que, para economizar um "trocado a mais", deixa de comprar um produto original, levando pra para casa o famoso "piratão". Não importa o nome que se dê ou a expressão que se use, corrupção é sempre corrupção.
Embora se possa argumentar, a grande maioria irá retrucar dizendo que esses pequenos gestos são na verdade uma artimanha para se proteger da opressão que sofre diariamente de todos os lados. Essa falta de identificação e vitimização da sociedade brasileira acaba falta de reconhecimento da culpa, bem como a vitimização característica da sociedade brasileira, acabam por não permitir que enxerguemos nossa postura, que de certo modo alimenta o sistema sistema, tornando-o cíclico e natural.
Comentário geral
Texto muito bom, bem escrito, que apresenta um ponto de vista sobre o tema e o defende com argumentação. Há, no entanto, alguns problemas, principalmente de linguagem, que nos impedem de atribuir à redação uma nota mais alta por competência. Os trechos em vermelho, embora sejam poucos, revelam problemas que são graves, mesmo que pareçam pequenos.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) tanta exposição de quê? É melhor ser objetivo e dizer algo do tipo tantos escândalos, do que usar um termo neutro (exposição), cujo significado só ficará claro na próxima frase da redação. b) Mais uma vez, o autor é ambíguo e não explicita o que quer dizer. Para tanto, deveria acrescentar a expressão em negrito: "os sentimentos em relação a isso (ou seja, as falcatruas dos corruptos) e a população... etc.".
2) Segundo parágrafo: a) começa com outra frase ambígua, em que o autor se revela mais preocupado com suas próprias peripécias linguísticas do que com a objetividade do seu texto. Além disso e mesmo admitindo o caráter metafórico de sua frase, não fica claro o que ela real e precisamente quer dar a entender. b) Mais ambiguidade: parece que o autor quer dizer que não se deve tachar apenas os políticos de corruptos, ou todos os políticos. A ambiguidade vai se resolver no parágrafo seguinte, mas, mais uma vez: uma boa dissertação prescinde de efeitos literários e linguísticos. O importante é comunicar e argumentar.
3) Quarto parágrafo: também começa com ambiguidade. Argumentar contra o que ou a favor de que?
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 2,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,0 |
Nota final | 7,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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