A corrupção de cada um de nós

NOTA 10,0

O Brasil é um país rico e grandioso, com muitas belezas naturais e recursos abundantes, além de seu povo alegre e hospitaleiro, mas, apesar de tantos pontos positivos, continua sendo um país de terceiro mundo e o índice de corrupção é uma das causas desta dessa condição.

A corrupção na política é causa dos problemas na distribuição de renda, na saúde e educação, pois os recursos que seriam destinados para essas áreas acabam indo para fins ilícitos ilícitos, para bancar as falcatruas de alguns governantes. Exemplo disso é a Operação Lava Jato que já desmascarou vários esquemas de corrupção envolvendo a alta cúpula do governo, que se utilizou do dinheiro público para benefício próprio.

No entanto, através das redes sociais, várias atitudes corruptas de cidadãos comuns esta estão sendo escancarada escancaradas para que todos possam ver. A corrupção do dia a dia e do jeitinho brasileiro de ser ser, que é tão ruim quanto a dos governantes do país. A foto da moça que pegou todos os Gatorades que deveriam ser distribuídos para vários cidadãos fez com que muitos se dessem conta do problema moral que esta está enraizado na cultura brasileira.

Diante do exposto, conclui-se que a corrupção é um mal que deve ser combatido em todas as esferas da sociedade, porque ela é a causa de várias injustiças neste país, ela é o motivo dos recursos, tão abundantes, serem utilizados de forma pródiga beneficiando uma pequena parcela da população em detrimento da maioria de brasileiros que vivem em situação de pobreza em um país tão rico.

Comentário geral

Texto muito bom, que preenche todos os requisitos esperados de uma redação de aluno do ensino médio. Em termos estruturais, o autor mostrou saber introduzir o tema no primeiro parágrafo, refletir sobre ele, apresentando argumentos válidos, e chegar a uma conclusão coerente com sua linha de raciocínio. Em termos de linguagem, o texto é claro e objetivo, cumprindo o objetivo de comunicar as ideias de quem o redigiu. Há pequenos deslizes e equívocos, que não chegam a prejudicar a avaliação do conjunto, que merece a nota máxima, concorde-se ou não com a opinião de seu autor.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a expressão país de terceiro mundo está desatualizada, pois remete à Guerra Fria, quando havia o primeiro mundo, dos países capitalistas desenvolvidos, o segundo mundo, dos países comunistas desenvolvidos, e o terceiro mundo, formado pelos países subdesenvolvidos ou de desenvolvimento incipiente. Portanto, ela não reflete a situação do mundo atual nem do Brasil de hoje. Melhor seria falar em um Brasil que ainda não atingiu um patamar de desenvolvimento coerente com as suas potencialidades, um país muito desigual ou ainda muito problemático.

2) Segundo parágrafo: Ao falar em um exemplo disso, o disso se refere ao que foi dito no período anterior, ou seja, à corrupção e suas consequências prejudiciais. Ora, a Lava Jato não é exemplo de corrupção, mas de combate a ela. Melhor, portanto, seria dizer que a Lava Jato desmascarou diversos exemplos ou diversos casos de corrupção.

3) Quarto parágrafo: pródigo/a é um adjetivo que pode significar tanto esbanjar quanto ser generoso, tem, portanto, um caráter que pode ser positivo ou negativo. Seria melhor usar um adjetivo que não tivesse essa ambiguidade. Por exemplo, recursos usados de forma indevida.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 2,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 2,0
Nota final 10,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos