Jeitinho Brasileiro
O jeitinho brasileiro, expressão que marca de forma mais contundente as características do povo brasileiro. A malandragem, a criatividade e até mesmo o empreendedorismo se sentem acolhidos pela expressão.
Mas de que forma essa expressão tão característica e amplamente adotada pelo brasileiro pode ser vista de forma pejorativa? Pequenas corrupções do cotidiano? Furar uma fila? Receber um troco errado? Pequenas atitudes que de certa forma denigrem a imagem de toda a população.
Até que ponto é aceitável marcar todo o povo brasileiro com a marca da corrupção. corrupção? Todas as pessoas, ou pessoas ou pelo menos a maioria é adepta dessas pequenas corrupções? Vejo que de certa forma a expressão foi usurpada para marcar de forma deturpada o brasileiro.
Nem todos somos corruptos, nem mesmo a maioria o é. Então não entendo como podemos aceitar que o jeitinho brasileiro seja utilizado para marcar os corruptos. O jeitinho brasileiro é a criatividade, e criatividade e não a desonestidade.
Comentário geral
Texto razoável, mas certamente alguns corretores poderiam dar uma nota menor às competências 3, 4 e principalmente 5. Desde o primeiro parágrafo, o autor adota um tom divagativo, cuja objetividade é muito questionável. Para piorar, parece faltar substância às divagações, como se verá nos aspectos pontuais. No final, ele não chega a fazer sugestão para solucionar o problema. Além disso, ele responde à questão do tema ("somos todos corruptos?") indiretamente, apenas dizendo que a expressão "jeitinho brasileiro" não significa propriamente corrupção.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: começa de modo agramatical, pela falta de verbo na oração principal (pois marcar faz parte da oração subordinada). De resto, o que o autor quer dizer deveria ser dito da maneira mais clara e objetiva possível, por exemplo: o "jeitinho brasileiro" é uma expressão perfeita para definir certas características de nosso povo, como a malandragem, a criatividade e até o empreendedorismo. Por que falar que a expressão acolhe o que quer que seja? Literalmente, uma expressão não acolhe nada, uma expressão significa, define, dá nome a algo.
2) Segundo parágrafo: com suas muitas interrogações, o parágrafo quer dizer simplesmente que a expressão, segundo o autor, não deve ser encarada de modo negativo, pois ela não se aplica às pequenas corrupções do cotidiano.
3) Terceiro parágrafo: a) reforçando o que o autor já disse no parágrafo anterior que a expressão só pode ser negativa quando empregada em sentido impróprio, em sentido que não é o seu verdadeiro sentido. b) Note-se como o autor repete as palavras marca e marcar ao longo do texto.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,0 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,0 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,5 |
Nota final | 5,5 |
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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