A corrupção na sociedade

NOTA 3,0

A corrupção está cada vez mais instaladas instalada nas raízes da sociedade brasileira. Desde dos pilares da sociedade até em que a representa como é o caso dos políticos que notavelmente estão envolvidos em escândalos de corrupção, nepotismo e negligência por parte da população. Embora haja esse mesmo comportamento por parte da população que no cotidiano população, que, no cotidiano, age na conhecida fala jeitinho brasileiro.

Nessa realidade realidade, casos de corrupção são comumente noticiados por parte da mídia pela mídia, tanto em casos de grande destaque como são os políticos mais políticos, mas também os que acontece acontecem no cotidiano onde em que notamos que o jeitinho brasileiro acaba por deixamos deixar-nos fechados em nossos próprios interesses, prejudicando outras pessoas. O ato de querer tirar vantagem em tudo não é só prejudicial para quem o pratica mais pratica, mas para pessoas que observam e são complacentes com esses atos passos de uns para os outros o exemplo de que só pode subir na vida, burlando a lei e passando por cima dos outros.

Atos de corrupção são um grande atraso na sociedade brasileira onde afeta brasileira, pois afetam todas as áreas institucionais, um fato que não era para ser encarado como normal acaba sendo por sua frequência e sua história carregada de corrupção além de uma punição efetiva, a conscientização da população é algo imprescindível, o fato de o brasileiro aprender a separar o profissional do pessoal onde dar um jeitinho para conhecidos não seja algo comum mas visto como ele é um ato de corrupção.

Além da de a população cobrar punições para atos de corrupção, ela também deve ser o exemplo e o processo de não aceita lá aceitá-la é essencial para acontecer a mudança na nossa sociedade, não aceitando corrupção de nenhum tipo é o começo de um longo caminho que devemos percorrer para que a corrupção seja combatida.

Comentário geral

Texto lamentavelmente fraco, que evidencia uma quase completa falta de domínio da comunicação por escrito. Os trechos em vermelho são agramaticais, isto é, não obedecem às regras de formação de frases ou períodos, das regras intrínsecas do idioma, que tornam as declarações inteligíveis. Veja-se esta oração: Desde dos pilares da sociedade até em que a representa. Ela não comunica nada, como se as palavras estivessem jogadas ao acaso na página do monitor. Quase todos os trechos em vermelho padecem do mesmo problema em maior ou menor grau, de modo que o texto como um todo é obscuro ou incompreensível.

Aspectos pontuais

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) os políticos estão envolvidos em casos de corrupção e nepotismo porque são negligenciados por parte da população? É o que a frase parece significar, mas é difícil afirmar que o autor vislumbra claramente essa ideia. Ele também pode estar dizendo que os políticos são negligentes com a população. b) Essa repetição de por parte da população só torna as declarações mais confusas. c) Ninguém age na conhecida fala. O trecho final também é agramatical, mas, pelo menos, é compreensível: o que o autor parece estar dizendo é que a população age de um modo tradicionalmente conhecido pela expressão jeitinho brasileiro.

2) Segundo parágrafo: a) inicia de modo confuso e terminaria de modo ininteligível, caso o verbo deixar estivesse na forma em que o autor o colocou, o que se evita com a correção em verde (deixamos por deixar-nos). b) Infelizmente, a agramaticalidade supera a possibilidade de correção no último trecho do parágrafo.

3) Terceiro parágrafo: todo o trecho em vermelho é uma grande confusão em termos de sintaxe e de lógica. O autor precisaria, primeiramente, organizar suas ideias, para depois tentar expô-las de modo organizado e coerente.

4) Quarto parágrafo: a) segue a mesma estrutura confusa e agramatical. Em aceitá-la, o pronome a refere-se a atos de corrupção, ou seja, é um pronome feminino e singular apesar de se referir a um nome masculino e plural. b) O verbo aceitar não deveria estar no gerúndio, mas no infinitivo. De qualquer modo, em termos de ideia a declaração é redundante e evidente: não tolerar a corrupção é dar o primeiro passo para combatê-la.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos