Corrupção, um problema cultural
A corrupção vem do egoísmo e da ganância das pessoas, é querer levar vantagem em tudo, não se importando se irá prejudicar o próximo. O objetivo é "querer se dar bem". A corrupção tem origem no egoísmo e na ganância, que fazem as pessoas quererem levar vantagem em tudo, sem se importarem com o próximo. O que importa é se dar bem.
Infelizmente, a maioria dos brasileiros acham acha que isso é normal, pois faz parte da cultura do país. É um ciclo círculo vicioso, pois pois, desde pequenas, as crianças veem seus pais, familiares tendo essas atitudes corruptas e acham que isso é natural a corrupção praticada por seus pais e familiares, concluindo que isso é natural. Tornam-se adultos achando que o mundo é dos espertos, crentes que tirar vantagem de tudo a qualquer preço é o correto.
Criticam um político que desvia dinheiro público, mas cometem grandes ou pequenas corrupções como, não como não devolver o troco dado a mais, subornar um policial pra não pagar uma multa de trânsito, comprar uma aprovação num vestibular ou concurso público, furar fila. Isso é um dos Esses são alguns exemplos que acontecem todos os dias no país.
A corrupção está enraizada na sociedade brasileira e enquanto esse tipo de atitude for considerada normal e, enquanto isso for considerado normal, a situação do Brasil não irá melhorar. Cada pessoa deve fazer a sua parte, o que é o correto, honesto. Assim, a sociedade brasileira irá se transformar.
Comentário geral
Texto muito bom. Não é um primor em termos de linguagem e estilo, mas o autor consegue analisar o que considera as causas da corrupção e do fato de esse problema estar enraizado na sociedade brasileira. Pode-se discordar da análise, mas o autor soube sustentar seu ponto de vista com argumentos válidos. O texto não consegue uma nota mais alta pela ambiguidade da conclusão.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: não há propriamente erros no modo que o autor usou, mas há inconsistência do ponto de vista da lógica e da gramaticalidade. Em verde, fizemos uma sugestão para deixar a redação do parágrafo mais clara e coesa.
2) Segundo parágrafo: aparentemente, o que o autor quis dizer foi que cada um deve fazer a sua parte, agindo correta e honestamente, pois se todos agirem assim a sociedade se transformará. Mas o que ele disse foi que cada um fazer a sua parte é o correto e honesto. Ora, fazer sua parte é uma expressão que, em si mesma, não é correta ou honesta.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 2,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 2,0 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,0 |
Nota final | 8,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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