REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2017 Somos todos corruptos?
Corrupção - cenário atual
A corrupção no Brasil vem crescendo em escalas alarmantes. Desde a década de 90 com o IMPEACHMENT impeachment do presidente Collor, que foi destituido destituído do cargo por envolvimento em corrupção e fraudes financeiras financeiras, mostra o cenário onde o pais país se encontra nos dias atuais.
Todavia, os esquemas de lavagem de dinheiro desviam milhões do caixa da união e União e de suas unidades federativas. Recursos estes que deveriam ser empregados em saúde e educação ou em politicas de crecimento para o estado políticas de crescimento para o Estado.
Entretanto, tanto Porém, tanto os agentes públicos e politicos políticos, quanto o homem que não devolve o troco que recebeu a mais, ou o gari que acha carteira com dinheiro e não devolve devolve, incorrem no mesmo erro, apenas as proporções se diferenciam.
Entende-se, portanto, que é preciso maior fiscalização por parte do TCU às instituições financeiras. O ministerio da educação e os país O Ministério da Educação e os pais de crianças, adolescentes e jovens crianças e adolescentes precisam trabalhar para difundir a cultura da boa indule índole, pois esses jovens estarão um dia a à frente da maquina máquina operacional do pais país. Estes incorrem a prática dos mesmos atos de corrupção. Segundo Immanuel Kand Kant "o homem é aquilo que a educação faz dele."
Comentário geral
Texto fraco. O autor tem dificuldade em se expressar com clareza e opta por palavras, expressões e conceitos ambíguos ou equivocados, de modo que percebemos o que ele gostaria de dizer, mas não consegue fazê-lo de modo adequado e coerente. Frequentemente, perde o foco do conjunto por falar de coisas diferentes como se estivesse falando de coisas iguais.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) apresenta equívocos históricos, pois Collor sofreu processo de impeachment, mas renunciou para não ser destituído do cargo. O Supremo Tribunal Federal o considerou inocente das acusações de corrupção por falta de provas. b) Mas isso é o de menos, o problema é que o período em vermelho tem problemas de sintaxe que o tornam agramatical: o verbo mostrar está sem sujeito. Pode-se até supor que, para o autor, o impeachment de Collor deveria ser esse sujeito, mas tudo que foi dito no começo da oração (“Desde a década de 90 com o impeachment...”) impede que a expressão exerça essa função sintática.
2) Segundo parágrafo: desvio de dinheiro é uma coisa, lavagem de dinheiro é outra. Não se lava dinheiro para desviá-lo. Depois de desviar o dinheiro é que se pode “lavá-lo”, justamente para esconder sua origem.
3) Terceiro parágrafo: a) aqui há contradição e equívocos conceituais que geram non-sense. No parágrafo anterior, o autor disse que, além dos políticos, há corruptos de menores proporções. Então sugere que, para resolver o problema, o Tribunal de Contas da União fiscalize os bancos. Ora, esse não é o papel do TCU, cujas atribuições legais se limitam à fiscalização das contas da União, ou seja, do Governo Federal. Além disso, como fiscalizar os bancos levaria à descoberta de alguém que não devolveu o troco certo? b) O que exatamente é uma cultura da boa índole? Por que o MEC deve ser o responsável por implantá-la? c) Incorrer é transitivo indireto e exige a preposição em. De resto não fica claro o que o autor quer dizer: se os jovens já incorrem em prática de corrupção, eles vão fazer o mesmo quando chegarem no comando do país? Ou devemos evitar a corrupção dos jovens hoje, para impedir que eles sejam corruptos no futuro? O que é a máquina operacional do país? Não seria simplesmente o governo do país?
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.