Cultura e saúde já!
Dedicar-se a exercícios físicos e participar de um projeto cultural são atividades extremamente essenciais para o desenvolvimento humano. Escola não é só ficar dentro da sala de aula copiando matéria e sim,e, sim, participar de atividades mais recreativas como a educação física e a aula de arte.
Ter resistência física é algo importantíssimo que precisamos ter em nossa vida. Além de nos ajudar na saúde física, nos ajuda também na saúde mental. Um momento de esporte pode ser um momento de alegria, um lugar onde podemos nos distrair um pouco do mundo lá fora e viver aquela maravilha dentro da quadra.
Saber a cultura do nosso país, desenvolver mais conhecimentos à sobre poetas, pintores, escritores, musicistas é uma coisa bonita de se ver. Todo mundo admira aquela pessoa que cita versos de Fernando Pessoa, que sabe argumentar sobre determinada pintura de Picasso, que recita todas as letras das músicas de Caetano Veloso e, tudo e tudo isso vem da Arte das artes. Vem da cultura.
Ter esportes e culturas cultura incluídos na grade escolar, é escolar é indispensável. As pessoas têm que entender que educação física não é brincadeira, ela ajuda nossa saúde, podendo até ajudar pessoas com doenças cardiovasculares, por exemplo prevenindo, por exemplo, as doenças cardiovasculares. E a Arte, arte não ensina somente pintura e desenho, ela nos devolve a cultura que um dia possa ter sido perdida nesse mundo, ela nos faz enxergá-lo de outra forma.
É imprescindível que, diante de todos esses conhecimentos e argumentos expostos acima acima, seja algo que realmente encare as pessoas com uma visão de mundo mais aberto a conhecimentos à educação. Arte e educação física não são brincadeiras. São coisas que têm que ser muito bem encaradas para que sejam feitas da forma correta.
Comentário geral
Texto fraco. O autor não consegue apresentar argumentos sólidos para defender seu ponto de vista. No fundo, o que ele diz é que a educação física é importante para a saúde e que é bonito uma pessoa ter conhecimentos sobre arte. Mesmo admitindo que esses argumentos são corretos, eles não são suficientes para demonstrar sem margem de dúvida que essas duas disciplinas devem ser obrigatórias na grade curricular. De resto, o projeto do governo não é extinguir essas disciplinas, mas torná-las opcionais.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) essencial significa absolutamente necessário, indispensável. Logo, é um um equívoco, para dizer o mínimo, afirmar que algo é extremamente essencial. b) A concepção reducionista de escola como local de ficar copiando matéria é, no mínimo, ingênua. Nenhuma escola se limita a isso. c) A escola também pode oferecer atividades recreativas, mas não é o caráter recreativo que dá importância à educação física e às artes na escola. Se elas fossem meramente recreativas, as pessoas poderiam se dedicar a elas fora da escola.
2) Segundo parágrafo: a) Esses dois verbos ter tornam a frase estapafúrdia. Bastava dizer: Precisamos ter resistência física. b) Igualmente, bastava dizer que o esporte é importante para a saúde física e mental, sem ficar repetindo palavras, o que demonstra falta de domínio do idioma. c) Um momento não é um lugar: são dois aspectos distintos da realidade completamente diferentes: um é tempo, outro é espaço. d) aquela maravilha é uma expressão totalmente coloquial e inadequada a um texto que deve ser escrito em norma culta.
3) Terceiro parágrafo: o fato de ser uma coisa bonita de se ver não é razão para a obrigatoriedade da disciplina.
4) Quarto parágrafo: claro que arte não é só desenho e pintura, por isso mesmo a disciplina é nomeada no plural: artes. Agora o parágrafo se encerra de um modo incompreensível: que cultura é essa que eventualmente se perdeu no mundo? O que o autor está querendo dizer? Faltou clareza.
5) Quinto parágrafo: aqui mais uma vez o autor faz declarações de sentido obscuro. Para começar, não houve exposição de conhecimentos e argumentos. Só de argumentos. O que é esse algo que encara as pessoas? As disciplinas de educação física e artes? Mas as disciplinas não encaram as pessoas. Evidentemente, são as pessoas que encaram as disciplinas. De resto, além de repetir que as disciplinas não são brincadeira depois de ter anteriormente dito que elas são recreativas, vem uma conclusão absurda: as disciplinas têm de ser bem encaradas, seja lá o que isso quer dizer, para serem praticadas corretamente. Mas não é a maneira correta de lidar com essas disciplinas que está em questão. A questão é se elas devem ser opcionais ou obrigatórias.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 3,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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