REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2016 Artes e educação física: opcionais ou obrigatórias?
Reforma ou uma nova construção?
O projeto proposto por Temer no mês de Setembro setembro do ano passado prevê a retirada de Artes e Educação Física do plano obrigatório escolar. Mas será que a remoção dessas matérias trará benefícios para os alunos?
Como haverá melhoria se tirará Artes Artes, que predispõe no o aluno ao senso crítico e a sua própria interpretação sobre o mundo? Ou a Educação Física Física, que desperta o espírito de equipe nas por meio de diversas atividades em grupo e incentiva a prática de esportes para combater a obesidade?
Nesse sentido, um uma boa saúde é importante para um rendimento satisfatório satisfatório, assim como o olhar crítico crítico, que se faz necessário para não ninguém se tornar um alienado alienado, e essas duas disciplinas têm capacidade para isso e mais um pouco pouco, como o relacionamento interpessoal, companheirismo, expressão corporal e desenvolvimento da criatividade.
Por fim, é necessário que tenhamos políticas de melhoria na educação baseadas na real situação das escolas brasileiras, ouvindo o que os alunos querem e como os professores podem se adaptar á a essas mudanças, elaborando elaborando, assim, medidas eficazes por profissionais da educação.
Comentário geral
Texto razoável, com problemas pontuais de relativa gravidade. Mas o autor sabe se comunicar, apresenta seu ponto de vista e argumentos para defendê-lo. Ou seja, particularmente em termos de estrutura do texto o autor revela conhecimento do gênero dissertativo e capacidade de se expressar com clareza. Os argumentos, entretanto, não são suficientemente sólidos e refletem certa superficialidade, provavelmente devida à imaturidade do autor. Por exemplo, o papel dos exercícios físicos na manutenção da saúde ou no combate à obesidade não é algo que se possa desenvolver exclusivamente no âmbito escolar.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) é péssimo começar com um erro temporal tão grande. A medida provisória foi editado no corrente ano: 2016. b) Não existe um plano obritarório escolar. Existe uma grade curricular formada por matérias obrigatórias, que o governo quer flexibilizar. c) A ideia não é remover as matérias mas torná-las optativas.
2) Terceiro parágrafo: rendimento satisfatório é uma expressão ambígua. É melhor deixar claro que se está falando em rendimento em termos de aprendizado.
3) Quarto parágrafo: aparentemente, o autor propõe que os alunos decidam tudo e que os professores se adaptem a isso. É uma inversão de papéis. Claro que os alunos devem ser ouvidos, mas os professores e educadores são as pessoas qualificadas para estabelecer currículos.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
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