Será que todas as reformas são positivas?
Foi, recentemente, Recentemente, foi anunciada a proposta de que as disciplinas de artes e educação física deixariam deixem de serem ser obrigatórias, ou seja, a escola poderia decidir se continuaria ou simplesmente as deixaria as mesmas de lado. Isso seria mesmo uma boa ideia?
Sabe-se que grande parte da população brasileira está acima do peso considerado ideal. Isso se dá devido à alimentação que não é saudável e por não praticar exercícios regularmente, conforme é recomendado. Muitos jovens praticam exercícios somente na escola, portanto, extinguir a mesma tornará a qualidade de vida dos mesmos ainda pior. Assim como, artes Do mesmo modo, artes é uma disciplina que é reconhecida por sua criatividade e expressividade, tanto que as atividades artísticas costumam expressar os sentimentos de cada um.
Vale ressaltar como tal opcionalidade o caráter optativo prejudicará quem pretende seguir alguma profissão relacionada a estas essas disciplinas. Pois, para quem terá, por exemplo, desenhos ou atividades físicas como base de sua profissão, deixarão de adquirir os conhecimentos básicos que eram passados para os jovens no ensino médio. É negativo também ao auxiliar os estudantes na escolha de sua profissão e curso superior. Isso ocorre, pois, ao não praticarem estas atividades essas atividades, deixarão de ter um conhecimento do que as mesmas exigem e proporcionam para saberem se pretendem tê-las em sua formação futura.
A educação no Brasil é muito precária, mas isso se deve a outros fatores como: falta como falta de investimento nos profissionais, escolas profissionais e escolas em péssimas condições, entre outros. Já a opcionalidade de algumas matérias que são de extrema importância não fará com que os índices melhorem. Portanto, vale mais um investimento para a investir na melhoria do que já se tem.
Comentário geral
Texto fraco. Apresenta graves problemas de linguagem e, em termos de conteúdo, é superficial e demonstra que não há uma compreensão adequada do tema de que a redação deve tratar. Note-se que o autor não consegue compreender que eliminar a obrigatoriedade dessas disciplinas foi um decreto, uma norma, uma lei. Portanto, não se trata somente de uma proposta ou de uma ideia. Também não faz menção ao fato concreto de o decreto ter sido modificado posteriormente. O autor se limita a mostrar os motivos pelos quais considera ruim eliminar essas matérias, em termos hipotéticos, deixando de lado os fatos reais que pautaram a proposta de redação.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) como já dissemos, não foi anunciada uma proposta (nem uma boa ideia), mas, sim, foi editado um decreto e entre proposta e decreto há uma diferença de natureza que não pode ser desconsiderada. b) depois do ou seja, o autor explica o que é o fim da obrigatoriedade, deixando claro o óbvio: o que não é obrigatório se torna opcional. Mas isso é evidente o bastante para tornar a explicação desnecessária. c) Leia-se aqui sobre o uso incorreto de mesmo(s)/mesma(s).
2) Segundo parágrafo: o autor apresentou um argumento correto para comprovar os motivos pelos quais, na sua opinião, a educação física não pode ser eliminada do currículo do ensino médio. Contudo, quando fala sobre artes, não consegue ir além de uma divagação que não deixa clara a razão de artes deverem ser obrigatórias.
3) Terceiro parágrafo: a) o argumento aqui é absurdo: tornar educação física e artes opcionais não prejudica os que pretendem se formar nessas áreas, pois eles poderiam optar por receber o ensino dessas disciplinas. b) Em termos de linguagem, todo o trecho em vermelho é confuso e mal escrito. Há problemas de sintaxe e falta o uso correto dos recursos coesivos do idioma. Por exemplo: qual é o sujeito da oração é negativo? Ele não está explícito na frase e deixa a declaração incompreensível.
4) Quarto parágrafo: a) péssimas condições é uma expressão excessivamente genérica. O autor precisaria se explicar melhor e desenvolver mais os motivos pelos quais o ensino vai mal na opinião dele. b) Que índices? O texto não menciona nenhum índice, de modo que a expressão é ambígua.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 0,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,0 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 3,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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