Elas fazem a diferença

NOTA 5,0

A retirada das matérias de educação física e artes como obrigatória obrigatórias no ensino médio, como proposto pelo governo vêm governo, vem causando debates na sociedade. Será se esse acontecimento causaria um problema na educação brasileira?

A formação de um cidadão se dá por meio de experiências durante a aprendizagem. A educação física e a as artes exemplifica exemplificam bem esta essa situação. Essa Aquela, por meio da socialização, de saber lidar com a vitoria vitória e a derrota, a ser persistente, entre outros fatores. Esta por meio da incentivação a do incentivo à imaginação, um olhar mais complexo e crítico do mundo em sua volta.

Também é importante ressaltar que o esporte ajuda a manter uma vida saudável, ajudando a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas cardíacos, etc. Um problema que atinge grande parte da população brasileira atualmente. o O estudo da artes libera uma maior inspiração para criar pensamentos, o que ajuda o estudante se tornar mais inteligente em diversas matérias.

Fica claro que as disciplinas de educação física e artes ainda devem continuar obrigatórias pois são essenciais na formação do aluno. A conscientização da família sobre os benefícios que elas podem trazer são de extrema relevância, porque estariam estaria ajudando a apoiar essas disciplinas.

Comentário geral

Texto regular, com muitos problemas pontuais. De qualquer forma, o autor consegue argumentar em defesa de seu ponto de vista e comunicar as ideias que tem, o que não é pouca coisa, quando se considera a média das redações corrigidas da proposta de outubro do UOL Educação

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: acontecimento é um termo ambíguo no contexto dessa frase. Tanto pode referir-se ao projeto do governo, quanto ao debate sobre o projeto, quanto às duas coisas. A pergunta que o autor parece querer fazer é se o projeto do governo vai causar problema na educação brasileira. Aliás, essa última expressão também é genérica demais.

2) Segundo parágrafo: aparentemente, o parágrafo quer dizer simplesmente que a educação física e as artes são importantes para a formação de cidadãos, mas diz isso de um modo meio enviesado na sua primeira declaração. São as razões que vêm depois que ajudam a compreender essa declaração inicial. O parágrafo, portanto, padece de obscuridade, quando deveria ser essencialmente claro, direto, inteligível, objetivo.

3) Terceiro parágrafo: a) o esporte ajuda... ajudando... É preciso comentar? b) O autor cita três doenças e acrescenta um etc., depois fala que se trata de um único problema. É preciso comentar? b) a frase a arte libera uma maior inspiração para criar pensamentos é um exemplo evidente de como não se deve escrever. Criar pensamentos diz-se, simplesmente, em bom português, pensar. Quanto a liberar maior ou menor inspiração, a descrição é imprecisa também. Bastava dizer que a arte inspira as pessoas, leva-as a desenvolver pensamentos importantes (ou qualquer outro adjetivo que o autor considere adequado para expressar o que quer dizer). c) tornar-se mais inteligente para outras matérias também é uma expressão coloquial e imprecisa.

4) Quarto parágrafo: ajudar a apoiar é um pouquinho melhor do que ajudar ajudando, mas mesmo assim também poderia ser escrito de modo mais racional. Por exemplo: a consciência da família a levaria a apoiar o ensino dessas disciplinas.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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