Artes e educação física: opcionais ou obrigatórias?

NOTA 4,0

As disciplinas de artes e educação física são, de certa forma, fundamentais para a formação de um indivíduo, seja para ajudar a desenvolver o senso crítico sobre um determinado assunto, ou assunto ou para despertar certo interesse dos alunos sobre o pelo esporte.

A disciplina de artes, assim como outras, não pode ser desvalorizada somente por não haver interesse por parte dos alunos e do governo. É através dela que conhecemos um mundo que nos ajuda a entender um pouco mais sobre como surgiu surgiram diversos tipos de cultura, artes e expressões.

Já quanto à disciplina de educação física, como seria possível a descoberta de novos talentos no esporte, senão por meio da própria disciplina? É na escola onde, garotos onde garotos e garotas carentes, tem carentes têm a oportunidade de praticar aquilo que realmente gostam de fazer, e fazer e mostrar seus potenciais em diversas modalidades do esporte.

Artes e educação física são, portanto, importantes para o currículo dos adolescentes do ensino médio. O governo não pode simplesmente extinguir essas duas disciplinas, sem antes fazer uma profunda reflexão sobre o quão importante são essas matérias para os alunos que estão cursando o ensino médio.

Comentário geral

Texto regular, que segue corretamente a estrutura de uma dissertação. No entanto, os argumentos apresentados para defender o ponto de vista do autor carecem de consistência, como veremos nos aspectos pontuais. Além disso, há certa incompreensão do tema, pois o governo não propôs simplesmente extinguir essas duas disciplinas, como afirma o autor em sua conclusão.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a expressão é ruim. O autor quer dizer que a arte desperta o senso crítico diante da realidade em geral, não sobre um determinado assunto, um assunto específico.

2) Segundo parágrafo: a) essa afirmação de que tanto os alunos quanto o governo não se interessam pelas artes não tem fundamento. Não se trata de desvalorizar as artes por uma questão de gosto. b) O parágrafo se encerra pessimamente. Entende-se o que o autor quer dizer, mas ele o disse de forma inadequada. A arte pode nos ajudar a compreender a realidade do ser humano, o mundo e não um mundo. c) dizer que as artes são a porta de entrada para a cultura, para as próprias artes e para expressões significa o quê? As artes integram, fazem parte da cultura de um povo e expressa a mentalidade de pessoas desse povo.

3) Terceiro parágrafo: a) não é verdade, não dá para dizer que é só na escola que se descobrem novos talentos esportivos. E os clubes e as Forças Armadas cujos membros, por sinal, se destacaram nas Olimpíadas do Rio? b) praticar o que se gosta de fazer não é necessariamente praticar esportes. E se a pessoa gosta de praticar esporte, é necessário que ele o faça obrigatoriamente na escola?

4) Quarto parágrafo: a conclusão é muito ruim. Em primeiro lugar, porque não se está extinguindo as disciplinas. Em segundo, porque a frase dá a entender que o governo só pode extinguir essas disciplinas depois de fazer uma reflexão profunda sobre o assunto.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 4,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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