REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2016 Artes e educação física: opcionais ou obrigatórias?
Artes e educação física: opcionais ou obrigatórias?
As disciplinas de artes e educação física são, de certa forma, fundamentais para a formação de um indivíduo, seja para ajudar a desenvolver o senso crítico sobre um determinado assunto, ou assunto ou para despertar certo interesse dos alunos sobre o pelo esporte.
A disciplina de artes, assim como outras, não pode ser desvalorizada somente por não haver interesse por parte dos alunos e do governo. É através dela que conhecemos um mundo que nos ajuda a entender um pouco mais sobre como surgiu surgiram diversos tipos de cultura, artes e expressões.
Já quanto à disciplina de educação física, como seria possível a descoberta de novos talentos no esporte, senão por meio da própria disciplina? É na escola onde, garotos onde garotos e garotas carentes, tem carentes têm a oportunidade de praticar aquilo que realmente gostam de fazer, e fazer e mostrar seus potenciais em diversas modalidades do esporte.
Artes e educação física são, portanto, importantes para o currículo dos adolescentes do ensino médio. O governo não pode simplesmente extinguir essas duas disciplinas, sem antes fazer uma profunda reflexão sobre o quão importante são essas matérias para os alunos que estão cursando o ensino médio.
Comentário geral
Texto regular, que segue corretamente a estrutura de uma dissertação. No entanto, os argumentos apresentados para defender o ponto de vista do autor carecem de consistência, como veremos nos aspectos pontuais. Além disso, há certa incompreensão do tema, pois o governo não propôs simplesmente extinguir essas duas disciplinas, como afirma o autor em sua conclusão.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a expressão é ruim. O autor quer dizer que a arte desperta o senso crítico diante da realidade em geral, não sobre um determinado assunto, um assunto específico.
2) Segundo parágrafo: a) essa afirmação de que tanto os alunos quanto o governo não se interessam pelas artes não tem fundamento. Não se trata de desvalorizar as artes por uma questão de gosto. b) O parágrafo se encerra pessimamente. Entende-se o que o autor quer dizer, mas ele o disse de forma inadequada. A arte pode nos ajudar a compreender a realidade do ser humano, o mundo e não um mundo. c) dizer que as artes são a porta de entrada para a cultura, para as próprias artes e para expressões significa o quê? As artes integram, fazem parte da cultura de um povo e expressa a mentalidade de pessoas desse povo.
3) Terceiro parágrafo: a) não é verdade, não dá para dizer que é só na escola que se descobrem novos talentos esportivos. E os clubes e as Forças Armadas cujos membros, por sinal, se destacaram nas Olimpíadas do Rio? b) praticar o que se gosta de fazer não é necessariamente praticar esportes. E se a pessoa gosta de praticar esporte, é necessário que ele o faça obrigatoriamente na escola?
4) Quarto parágrafo: a conclusão é muito ruim. Em primeiro lugar, porque não se está extinguindo as disciplinas. Em segundo, porque a frase dá a entender que o governo só pode extinguir essas disciplinas depois de fazer uma reflexão profunda sobre o assunto.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
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