Ensino médio: uma reforma significante para muitos

NOTA 1,5

Recentemente, o Órgão educacional federal editou uma medida provisória instituindo uma reforma no ensino médio do país. Entretanto, essa medida previa o fim da obrigatoriedade das disciplinas de artes e educação física para o alunos do ensino curricular médio. Ambas são importantes para o desenvolvimento cultural, físico, e físico e educacional no país.

No entanto, Disciplinas disciplinas como essas que ajudam no crescimento humanitário são importantes e com isso deveriam serem ser necessariamente obrigatórias ao currículo anual dos alunos. A educação é a base para o desenvolvimento do ser. O problema ocorre quando os jovens largam o ensino médio antes do término, essa medida fará o despetar da atitude.

Já dizia o filósofo alemão Immanuel kant Kant: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Tais como: ao contrário de acabar com ambas disciplinas,apenas diminuir a carga horária. Criar projetos/palestras educacionais para incentivar-los. Por exemplo: diminuir a carga horária das disciplinas em vez de acabar com elas e criar projetos e palestras educacionais para incentivá-las.

Comentário geral

Texto muito fraco, muito mal escrito. O autor mal consegue expor o que pensa sobre o tema e seu próprio modo de compreender esse tema é equivocado. Isso sem falar nos equívocos conceituais e na falta de uma estrutura dissertativa, em que o autor apresente sua tese e a justifique com argumentos. Até porque os argumentos apresentados no texto são vagos e obscuros.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) órgão educacional federal é uma tentativa de expor com outras palavras (inadequadas) o que, de fato, ocorreu: o Ministério da Educação e a Presidência da república editaram um decreto. O governo editou um decreto. b) A repetição da expressão ensino médio é desnecessária. Assim como é desnecessário falar em ensino curricular. c) O país não se desenvolve com isso. Quem se desenvolve são os brasileiros. De resto, são importantes para o desenvolvimento por quê? O autor não diz.

2) Segundo parágrafo: a) Nada justifica o uso de no entanto, pois não há uma relação de adversidade entre o que foi dito no parágrafo anterior e nesse aqui. b) Por humanitário, talvez o autor tenha querido dizer simplesmente humano. Há uma diferença entre o significado de humano e de humanitário. Basta consultar o dicionário para ver que adjetivo humanitário não faz sentido aí. c) Por que currículo anual? O autor se refere ao currículo de um único ano? Qual? d) Desenvolvimento do ser? Em que sentido o autor usa a palavra ser? Ser é um termo que tem inúmeros significados. Especialmente, quando não é limitada por um adjetivo, como, por exemplo, ser humano. O que essa medida tem que ver com a evasão escolar? No mínimo, o autor deveria explicar por que motivo ele acha isso. e) Despetar não existe, mas, ainda que o autor quisesse ter escrito despertar, a frase permaneceria obscura. O que o autor quer dizer com despertar da atitude?

3) Terceiro parágrafo: a) a citação de Kant é gratuita, pois não se relaciona com o que o autor está tentando falar. b) Se alguém procurar no Banco de Redações do UOL Educação a frase medidas são necessárias para resolver o impasse vai encontrá-la em cerca de 90% das redações aqui publicadas. Isso é um lugar-comum. Um clichê. Primeira observação: não existe problema algum que se resolva sem que alguma medida tenha sido tomada. Segunda observação: impasse não é sinônimo de problema. Não há nenhum impasse propriamente dito em transformar duas disciplinas obrigatórias em opcionais. 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 1,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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