REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2016 Artes e educação física: opcionais ou obrigatórias?
Matérias fundamentais
Ao longo dos séculos séculos, o modo de como se deve ensinar uma pessoa muda, se enquadrando enquadrando-se no contexto da época. Na atual situação brasileira brasileira, tais transformações se mostram necessárias devido ao rendimento abaixo do esperado dos alunos. Porém, a reforma proposta pretendia tornar opcionais duas matérias essenciais ao ser, a educação física e a artes.
A não obrigatoriedade dessas duas competências acabaria por levá-las à extinção a longo prazo prazo, visto que um aluno optará por deixar o recinto escolar o quanto antes puder. No ensino fundamental fundamental, ainda há uma pressão por parte da mãe para que este o filho fique na escola e faça as matérias, entretanto tal prática aplicada no ensino médio não ocorrerá pois, ocorrerá, pois os alunos têm mais dependência sobre suas próprias vidas, além de obrigatoriedades externas à escola, como trabalho, ou seja, quando for necessário escolher, não só essas duas matérias ficaram ficarão em segundo plano, mas também a escola como um todo.
Além disso disso, essas são matérias fundamentais ao ser. A educação física ajuda contra problemas como a obesidade, ademais ela ainda proporciona aos jovens um novo caminho. Por exemplo, nas olimpíadas Olimpíadas, diversos atletas conheceram seus respectivos esportes através das aulas nas escolas. Já a artes incentiva as artes incentivam a criatividade, deixando o indivíduo não só mais inteligente mas também mais humano.
Portanto, a reforma do ensino é necessária, todavia não se pode excluir a educação física e a artes, pelo contrário, elas devem ser priorizadas tanto quanto as outras matérias. Aulas mais longas e programas como o Escola da Família são exemplos de como melhorar a educação sem desumanizá-la.
Comentário geral
Texto fraco, particularmente em termos de conteúdo. Há divagações desnecessárias, argumentos pouco consistentes e equívocos conceituais. De positivo, pode-se dizer que o conjunto é melhor do que as partes que o compõem.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) começa com uma divagação sobre uma obviedade. Não é só a educação que muda com o passar dos séculos, o que é evidente. b) Qual a relação desse fato com o fato de o Brasil precisar de mudanças na educação? Certamente, não é porque séculos se passaram. c) Ser é uma palavra cujo significado é muito amplo. Talvez o aluno tenha querido dizer ser humano e não todos os seres existentes no mundo.
2) Segundo parágrafo: a) disciplinas e competências não são sinônimos. b) Se tudo que os alunos querem é escapar da escola, então nenhuma matéria pode mudar essa situação. c) Por que só da mãe? O pai não faz pressão? Não seria melhor ter falado em pais? Usar o pronome este para referir-se a um nome que não foi dito antes é um absurdo. Este o quê? A resposta está em verde no parágrafo. d) Mais dependência? Aparentemente, o autor deveria dizer mais independência. e) De novo: se o aluno tem de abandonar a escola para trabalhar, não são as disciplinas de educação física e artes que vão fazer alguma diferença.
3) Terceiro parágrafo: a) Já comentamos acima o uso equivocado da palavra ser. b) O que o aluno quer dizer é: diversos atletas que participaram das Olimpíadas começaram a praticar as suas modalidades esportivas na escola.
4) Quartos parágrafos: como aulas mais longas resolveriam os problemas expostos?
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
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