Grande segredo

NOTA 1,5

De acordo com Aristóteles, o ser humano é por natureza um ser social. Nesse sentido, com os avanços tecnológicos tecnológicos, a comunicação na sociedade tornou-se mais fácil no mundo contemporâneo. Porém, um dos pontos negativos dessa evolução é que muitas pessoas tendem a manter contato somente com outras que tem os mesmos ideais têm ideias iguais às suas. Como resultado, os extremismos e a intolerância contra ideias diferentes tornou-se comum, principalmente no Brasil, onde a educação é precária.

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, o mundo vive em uma modernidade líquida. Dessa forma forma, as relações pessoais fazem-se e se desafazem muito rápido rapidamente, o que proporciona o isolamento social do individuo indivíduo. Nesse sentido, em um mundo de incertezas incertezas, agir com ignorância e desrespeito ao invés de argumentar é um modo de se proteger. Pois, de acordo coma literatura marchadiana machadiana, o homem é um ser impuro e seus extintos instintos animalescos sempre estão a à flor da pele.

Em um mundo civilizado civilizado, a comunicação é primordial para manter um bom convívio entre os indivíduos. Entretanto, não é raro o brasileiro se expressar por meio da violência e desrespeito em momentos que ocorrem divergências. Isso deve-se a à falha na com a educação, principalmente aquela exercida pelos próprios pais que, muitas vezes, ensinam o filho a ser competitivo, mas não a como agir em sociedade com ética e moral eticamente em sociedade. Desse modo, o indivíduo aprende a ver o mundo com conceitos de inferioridade e superioridade, e superioridade e o outro com ideias diferentes torna-se inimigo, e não alguém que com quem possa debater e adquirir conhecimento.

No que se refere a à péssima educação argumentativa dos brasileiros, é necessário que instituições sociais como a família e a escola promovam debates sobre diferentes temas entre os jovens, para que o mesmo aprenda os mesmos a respeitar a opinião alheia alheias, sem agir com violência. Pois, violência, pois, como dizia Imanuel Immanuel Kant, é na educação que se acentua o grande segredo para o aperfeiçoamento da sociedade.

Comentário geral

 

Texto fraco, que não cumpre a exigência da proposta de ser escrito dob a forma de carta, bem como deixa muito a desejar enquanto dissertação. Cada parágrafo é uma declaração avulsa que apenas tangencia o problema da incapacidade de argumentar de um modo geral, não só no Brasil, com o intuito de explicar as causas do fenômeno. Em nenhum momento o autor se propõe a explicar como deve ser uma boa argumentação. Um texto como esse poderia receber zero por fugir às exigências da proposta. Demos nota 1,0 à primeira competência, porque, em termos de linguagem, o texto é razoável, o autor apresenta realtivo domínio da linguagem escrita. Demos 0,5 à porque o autor abordou afinal o tema – a péssima argumentação dos brasileiros – e propôs uma solução válida para o problema.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: A referência à Aristóteles é gratuita, não tem razão de ser. Só muito indiretamente ela se relaciona com a facilidade de comunicação criada pelos avanços tecnologia. A citação poderia simplesmente ser suprimida e o texto começaria em Com os avanços tecnológicos que é onde ele começa de fato.

2) Segundo parágrafo: a) o autor está divagando e fazendo a apologia da ignorância e da violência, que seriam modos de se proteger das agressões do mundo contemporâneo. b) Na citação da literatura machadiana, o autor tropeçou em seus conhecimentos literários: esse tipo de literatura que mostra o homem animalesco, movido pelos instintos, não é a de Machado de Assis, mas a dos naturalistas como Aluísio de Azevedo.

3) Terceiro parágrafo: aprender a ver o mundo com conceitos de superioridade e inferioridade é uma expressão insuficiente para dizer o que o autor de fato quer dizer. Ele parece querer se referir a um sistema de valores incorreto, injusto e que não inclui a todos de forma abrangente. É no interior desse sistema de valores que existem os conceitos.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 1,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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