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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2017 Brasileiros têm "péssima educação argumentativa", segundo cientista

Redação corrigida 500

Prezado senhor UOL

Inconsistente Erro Correção

São Paulo, 1º. de agosto de 2017.

Prezado senhor UOL,

É de conhecimento geral que o debate ele é essencial para o conhecimento humanopor que humano, porque, através de opiniões em grupos grupos, é que muitas pessoas chegam a fatos concretos. Porém Porém, como o Jornalista jornalista estadunidense Robert Quillen diz “Um diz: “um debate é uma troca de conhecimentos, uma discussão é uma troca de ignorâncias”,desse modo ignorâncias”. Desse modo, é possível entender que nos dias atuais não esta está havendo uma troca de conhecimentos, mas, sim, uma troca de ignorâncias.

Pode se mencionar Pode-se mencionar, por exemplo exemplo, um debate politico político passado na televisão da Jordania, a Jordânia. A discussão era a cerca acerca da crise na Síria, quando uns dos deputados irritado jogou o sapato e sacou a arma para o seu oponente. deputados, irritado, jogou o sapato em seu oponente, além de lhe apontar uma arma. No Brasil Brasil, ocorreu um fato parecido em um programa de televisão, o televisão: um candidato foi para foi apresentar suas proposta propostas, mas o que fez foi falar “mal” mal de outros políticos e por motivo final saiu briga entre o apresentador e o candidato políticos, acabando por brigar com o próprio apresentador do programa.

Visto que a pergunta fica fica, senhor UOL como UOL: deveria ser um debate? segundo Segundo um site de pesquisa chamado DCM DCM, as pessoas que estiverem debatendo devem respeitar as opiniões alheias, não ofender os demais participantes, manter-se no tema, não usar a violência, preconceito, o preconceito e a intolerância. Se os debates fossem feitos assim traria assim trariam uma melhora não só para o âmbito politico político, como para o próprio pais, as país. As pessoas tem têm que aprender a ouvir os outros que também querem compartilhar o seu conhecimento.

Desde já agradeço sua atenção!

Atenciosamente,

Raquel

Comentário geral

 

Texto regular. Efetivamente em forma de carta, ingenuamente dirigida ao senhor UOL, o texto tem mais pontos positivos do que negativos, mas ele deixa muito a desejar quanto à estrutura, pois não chega a ser uma dissertação argumentativa. A autora apresenta e assume a tese do jornalista norte-americano, numa citação muito apropriada. Em seguida dá exemplos de “trocas de ignorância”, mas não as dá quanto às “trocas de conhecimento”. Em vez disso, vai direto a uma conclusão em que apresenta normas para uma discussão, mas ela não extraiu essa conclusão das premissas anteriores, pois não há exemplos de “trocas de conhecimento” para que, a partir de uma comparação, a autora chegasse à conclusão.

 

Aspectos pontuais

 

1) Título: o texto veio sem título. Para identificá-lo, colocamos uma frase do cabeçalho como título.

2) Cabeçalho: O UOL não é uma pessoa física e não existe um senhor UOL, expressão que dá uma ideia de ingenuidade. Melhor seria ter usado algo como: Prezados senhores do UOL, Prezados senhores do UOL Educação, Prezados senhores do Banco de Redações.

3) Primeiro parágrafo: começa com uma frase muito mal redigida, com repetições desnecessárias, usando nome e pronome simultaneamente (debate ele), para fazer uma declaração óbvia: é dialogando que nós, seres humanos, nos entendemos.

4) Terceiro parágrafo: O que a autora quis dizer com visto que a pergunta fica? Que, apesar do que ela disse antes, a questão ainda não foi esclarecida? Com isso, ela parece estar apontando para as falhas na sua própria exposição anterior. Seria melhor dizer: De qualquer modo, a pergunta fica ou Apesar do que dissemos, a pergunta fica.

 

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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